Engenharia Civil

Se você é uma pessoa que se imagina projetando edifícios, pontes, viadutos ou outros tipos de construções ou quer resolver os problemas de mobilidade e transportes, que tal conhecer o curso de Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é uma das áreas mais antigas da Engenharia e é responsável pelo planejamento, projeto, gerenciamento e execução de obras como edifícios, pontes, barragens, ferrovias, rodovias, hidrovias, túneis, aeroportos, portos, usinas e similares, considerando a viabilidade técnica e econômica destes empreendimentos.

Os engenheiros civis podem trabalhar em empresas e indústrias de diversas áreas da construção, como empresas públicas e privadas de serviços, de projetos, de consultorias, nas áreas de Transporte, Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Ambientais, laboratórios de prestação de serviços, institutos de pesquisas, entre outras.

Frequentemente os estudantes apresentam dúvidas sobre a atuação do engenheiro civil e do arquiteto. Estas questões surgem principalmente quando esses profissionais atuam na construção civil. O engenheiro civil possui formação focada na parte estrutural: caracterização do solo, estudos das forças que atuam na estrutura, instalações hidráulica e de gás, estudos dos diversos materiais possíveis de serem utilizados e a definição das técnicas construtivas mais adequadas para cada aplicação. O arquiteto, por sua vez, tem sua formação fortemente focada no aproveitamento dos espaços, paisagismo e design; ele atua de maneira a auxiliar o cliente na descrição de seus desejos e anseios, traduzido-os em um projeto arquitetônico.

Quer saber mais?
A coordenadora de Eng. Civil da Mauá, prof.
ᵃ Cássia Silveira de Assis, conta sobre o curso, os diferenciais, as disciplinas e sobre a demanda de engenheiros civis no Brasil e no Mundo.

Confira 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.