Programa de Estágio de Férias Scania 2013


Algumas empresas abrem processos seletivos “fora de época” para programas de estágio, no período de férias dos estudantes. É o caso do Programa de Estágio de Férias Scania, em que os estudantes têm a oportunidade de realizar um estágio de três semanas e podem ter a oportunidade de prorrogar o período de estágio na empresa.

O aluno Jonatas Monteiro de Araújo, da 4.ª série de Engenharia Mecânica, período diurno, participou do Programa de Estágio de Férias Scania em 2012 e continua estagiando na empresa. Conversamos com Jonatas, que contou um pouco para o Blog da Mauá sobre sua experiência no estágio. Confira:

Blog da Mauá – Como foi sua experiência no Programa de Férias da Scania?
Jonatas – Foi uma experiência única na minha vida, ampliou  minha visão sobre a organização e funcionamento de uma empresa, bem como sobre a importância da função do engenheiro em todo o processo de produção.

Blog da Mauá – O conhecimento adquirido em sala de aula contribuiu para o bom desempenho no decorrer do estágio? De que forma?
Jonatas – Creio que o que aprendemos em sala de aula extrapola os assuntos específicos de cada disciplina. No curso aprendemos a organizar as ideias e as informações, contribuindo na solução de problemas enfrentados na rotina diária do trabalho.

Blog da Mauá – Em qual área você está estagiando na Scania? Você pode descrever um pouco das suas atividades diárias?
Jonatas – Minha área de atuação é o “Q-Team”. Trata-se de um grupo formado por profissionais das áreas de Compras, Engenharia de Produção, Engenheiros do Produto e Designers. Nossa missão é assegurar a qualidade na Fábrica de Chassis de Ônibus. O “Q”, faz referência a Quick (rápido), pois a principal função desse grupo é tratar desvios no produto, de forma rápida e eficiente, evitando que esses cheguem ao cliente final. A meta de trabalho desse grupo é de 24h para desenvolver uma solução em curto prazo e 10 dias para desenvolver uma solução em longo prazo.
Estagiar nesse setor tem sido uma experiência ímpar, pois participo constantemente da solução de desvios, tanto na investigação da causa raiz, quanto em sua tratativa, alterando projetos  ou ainda contatando o fornecedor, em caso de desvios de qualidade em peças. É um constante aprendizado que, com certeza, será um diferencial na minha carreira. Outro aspecto que merece destaque é a receptividade do grupo. Fui muito bem recebido por todos. O clima organizacional é ótimo.

Blog da Mauá – Você acha que estudar na Mauá influenciou, de alguma forma, na sua aprovação e permanência no estágio?
Jonatas – Com certeza, pois além de todos os testes e dinâmicas de que participamos no processo de seleção, acredito que a credibilidade da instituição de ensino também pesa na decisão. Na fase final do processo de seleção foi possível observar a permanência de candidatos das instituições de maior prestigio.

Blog da Mauá – Quais as expectativas que você tem para sua carreira. Você acha que se formar na Mauá, traz um diferencial para você no mercado de trabalho?
Jonatas –  Os processos de seleção levam muito em consideração, além do desempenho do candidato, o prestígio e a qualidade do ensino das Instituições, quesitos em que a Mauá vem se destacando, pois além de se comprometer com o ensino teórico do curso, também se preocupa muito com a formação das habilidades dos futuros profissionais. Atualmente o mercado de trabalho exige profissionais que saibam compreender e superar desafios, com espírito de equipe e visão estratégica.

Blog da Mauá – O Programa de Estágio 2013 está com inscrições abertas. Você pode deixar uma mensagem para os alunos interessados em participar?
Jonatas – O programa tem duração de três semanas. Nas duas primeiras semanas os estudantes participam de palestras, em que conhecerão a filosofia da empresa,  seu sistema de produção e os produtos Scania. Os estudantes participarão também de dinâmicas de grupo, visitas à fábrica e poderão até mesmo fazer test-drive com um caminhão Scania recém-fabricado. Na terceira semana os estudantes são direcionados a diferentes áreas da empresa, nas quais acompanharão de perto a rotina dos profissionais, produtos e processos.
É uma experiência  valiosa, pois além de conhecer as rotinas dos engenheiros na empresa, o estudante encontrará uma equipe de braços abertos e disposta a ensinar  aos interessados em aprender. Vale a pena participar!

As inscrições para o Programa de Estágio de Férias Scania 2013 estão abertas até o dia 9 de junho.
Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição enviá-la com o currículo atualizado para o email rh.curriculo@scania.com
Dúvidas e mais informações: (11) 4344-9611 – Alzira

Boa sorte! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.