Luva ensina você a tocar piano de um jeito diferente

Imagine vestir uma luva e virar imediatamente um pianista!

Esse é o princípio do aparelho com o sistema Mobile Music Touch, criado pelo Instituto de Tecnologia da Faculdade de Georgia, que promete ensinar pessoas a tocar piano de uma forma diferente.

O sistema funciona da seguinte forma: as músicas são programadas no aparelho e transmitidas via wireless para o teclado ou piano eletrônico e as teclas  são iluminadas no aparelho. Ao mesmo tempo, a luva faz o dedo que deve tocar a nota indicada “vibrar”, fazendo com que você decore a música e posicione a mão corretamente.

Além dessa função, os criadores do projeto imaginam mais utilidades para a luva. Eles querem que o sistema auxilie pessoas que tiveram lesões na coluna para que elas sejam capazes de recuperar movimentos e sensações. Em testes, eles descobriram que voluntários que haviam sofrido acidentes foram capazes de pegar objetos mais facilmente depois de usarem a luva.

Os cientistas acreditam que a tecnologia seja capaz de ativar funções do cérebro prejudicadas pelo  movimento e pela sensibilidade. O próximo passo da pesquisa é a realização de exames de ressonância magnética indicando como o cérebro comporta-se durante o uso da luva.

 

Confira o vídeo que mostra a luva em ação: 

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.