Aluna da Mauá é premiada no 12.º Congresso Nacional de Iniciação Científica Conic-Semesp


Luana Cantagesso, aluna da 3.ª série de Engenharia Química, obteve a 5.a posição no 12.o Congresso Nacional de Iniciação Científica Conic-Semesp, realizado de 30 de novembro a 1.o de dezembro de 2012, com o projeto “Processo irradiado por micro-ondas para produção de Biodiesel” na área do conhecimento: Engenharia e Tecnologias.

“Produzir o trabalho foi uma oportunidade de muita aprendizagem: utilizando os livros disponíveis na biblioteca da Mauá e aplicando os conceitos nos laboratórios, consegui unir a teoria com a prática. Na iniciação científica, aprendi a lidar com o tempo e com as cobranças. Vi na prática que nem sempre tudo sai como planejado e que às vezes é necessário improvisar. O principal objetivo da participação no evento era divulgar o trabalho para possíveis parcerias, porém com a conquista do 5.o lugar no CONIC 2012 vejo que as oportunidades de parcerias podem aumentar; além disso, a colocação prova que o trabalho foi bem executado, mostrando minha capacidade.”, comenta Luana sobre a importância dessa premiação para sua carreira.

O trabalho premiado, sob a orientação da Prof. Luiz Alberto Jermolovicius, consiste na comparação de processos para a produção de biodiesel.

Confira o resumo do projeto:

Por meio do trabalho foi possível comparar o processo convencional de produção de biodiesel por transesterificação alcalina com o processo desenvolvido de transesterificação ácida incentivada por micro-ondas. O processo convencional, como publicado no estado da arte, foi comparado estatisticamente com o processo desenvolvido e o resultado foi surpreendente: o processo com micro-ondas tem rendimento 60% superior e é 50% mais rápido que o processo convencional.

Parabéns à aluna e ao professor orientador pelo excelente resultado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.