Summer Challenge – 2.ª edição na Mauá

Neste ano, a Mauá abrirá seus portões para sediar um dos maiores eventos de robótica do País: o Summer Challenge – 2.ª edição. Criado em 2011, o evento, que traz equipes de instituições de ensino de todo o Brasil, faz parte do calendário da RoboCore, empresa que promove diversas competições na área de robótica.

Na preparação dos robôs para esse evento é possível utilizar o conhecimento em diversas áreas, como Mecânica, Eletrônica, Programação, Inteligência Artificial, Processos de Fabricação, Resistência dos Materiais, Design, entre outros. Uma das novidades deste ano é o uso de  lança chamas na categoria Combate.

Conheça as modalidades da competição:

Combate de Robôs – modalidade preferida pelo público, dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, com robôs radiocontrolados de até 55 kg. Em rounds de três minutos, dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada.

Sumô de robôs – há três grupos distintos: robôs radio-controlados de até 3 kg, robôs autônomos de até 3 kg e robôs autônomos montados com Lego® de até 1 kg. Todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena.

Seguidor de Linha – os competidores devem seguir um trajeto identificado, no chão, de forma autônoma e no menor tempo.

HockeyO time é composto por três robôs autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido.

A equipe da Mauá, KIMAUÁNISSO, formada por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, sob orientação do Prof. Anderson Harayashiki Moreira, ocupa hoje o terceiro lugar do ranking da RoboCore.

Na edição anterior do Summer Challenge o time classificou-se em 1º lugar na categoria Combate classe Featherweight 13,6kg, e em 1.º, 2.º e 3.º lugares na categoria Sumô classe Auto 1kg. Neste ano, a equipe também irá competir!

O evento acontecerá de 2 a 4 de novembro, das 9h às 20h, no campus da Mauá, em São Caetano do Sul.

Venham torcer!
A entrada é gratuita e todos estão convidados! 🙂


Mais informações:
http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_Eventos&evento=14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.