Sistema sueco pode dirigir seu carro por você

Que tal viajar sem precisar se estressar, apenas unindo-se a um “trem de carros” com um único condutor guiando por todos?

O programa SARTRE – Safe Road Trains for the Environment, testou na Suécia um sistema de acionamento automático, que permite um único motorista guiar, por um caminhão, um comboio de carros, para as viagens tornarem-se mais seguras e eficientes.

Os veículos são equipados com um sistema de navegação e comunicam-se por um sistema wireless, desenvolvido especificamente para comunicação e controle. O sistema constantemente faz ajustes para manter cada veículo a uma determinada distância do veículo da frente e a velocidade é definida pelo condutor do caminhão e executada automaticamente pelos demais carros.

Para unir-se a um comboio, basta que o motorista faça uma pesquisa em um computador de bordo e será avisado sobre a existência de um comboio e sua localização.

Acredita-se que, com veículos circulando mais próximos uns dos outros e com uma variação menor de velocidade, os congestionamentos diminuirão e haverá espaço para mais automóveis nas estradas. E, por ser limitada a velocidade do veículo condutor, também será possível uma economia de até 20% de consumo de combustível.

Só resta convencer os motoristas e as autoridades de que o sistema é seguro e capaz de lidar com os perigos não previstos da estrada.

Fonte: New Scientist


2 Replies to “Sistema sueco pode dirigir seu carro por você”

  1. Aqui no Brasil além das estradas falta o sistema Wireless que realmente funcione… E quando o sinal cair ou ficar fraco… Por aqui sequer mesmo um notbook ou qualquer outro dispositivo móvel quando necessita estar conectado a uma internet o sinal é ruim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.