Conheça como são realizados os testes Folha-Mauá

A Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá, há 15 anos, submete veículos novos a diversos ensaios e emite relatórios que, interpretados e divulgados pelo Caderno de Veículos do jornal Folha de São Paulo, ajudam o leitor a esclarecer dúvidas.

Descrição do teste Folha-Mauá

– Aceleração: é medido o tempo necessário para o veículo percorrer 1.000m, partindo do repouso.

– Retomada: é medido o tempo de retomada de velocidade do veículo em intervalos de 40 a 120km/h, 60 a 120km/h, 80 a 140km/h e 100 a 140km/h.

– Frenagem: é medida a distância percorrida pelo veículo submetido a frenagem, a partir das velocidades de 40, 60, 80 e 100km/h, até a imobilização.

– Ruído Interno: medição do nível de ruído no interior do veículo, com vidros fechados, em velocidades de 40, 60, 80, 100 e 120 km/h.

– Consumo de Combustível: são feitas duas medições do consumo de combustível do veículo. A primeira com velocidade constante de 100 km/h, simulando um percurso rodoviário, e a segunda em vias públicas, num trajeto urbano, percorrido com velocidades compatíveis com as vias.

Com esses resultados, os leitores podem comparar veículos disponíveis no mercado e decidir, por exemplo, se o consumo de combustível é bom ou ruim. Além dos números levantados durante os testes, as características do veículo, seus acessórios e espaço interno, também são essenciais para a avaliação.

Confira aqui os resultados de alguns veículos já testados! 😉

One Reply to “Conheça como são realizados os testes Folha-Mauá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.