Eureka 2010: mousse de chocolate que reduz o apetite e previne o envelhecimento natural

Eureka 2010

Imagine poder comer sem nenhuma culpa uma mousse de chocolate? Esse simples ato, de prazer para alguns, representa, para muitos, um sonho distante. Felizmente, alunas do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia, apreciadoras de mousse,  desenvolveram uma mousse de chocolate light, com propriedades funcionais, que pode ser degustada à vontade, pois contribui para o controle do apetite e, por ser enriquecida com vitaminas do complexo B e colágeno hidrolisado, traz também benefícios estéticos, como a prevenção ao envelhecimento.

A princípio trata-se de uma mousse comum, porém sua inovação está na funcionalidade dos ingredientes utilizados. Para diferenciar do produto tradicional e pela praticidade gerada ao consumidor final, o grupo optou pelo seu desenvolvimento em pó. Basta adicionar o conteúdo em leite, bater por alguns minutos na batedeira e depois deixar, por algumas horas, na geladeira.

Mercado

Sem produtos similares no mercado, a sobremesa criada pelas formandas contém vitaminas do complexo B, que estão envolvidas em todos os processos metabólitos e garantem o funcionamento adequado do organismo, o colágeno hidrolisado, que ajuda a repor, no organismo, o colágeno perdido ao longo do tempo e previne o envelhecimento natural e, por fim, o cromo, que auxilia na redução de apetite. Como se isso tudo não bastasse, o produto é light, pode ser consumido por pessoas que seguem dietas alimentares e é feito a base de cacau orgânico, mais saudável que o cacau tradicional, por ser cultivado sem agrotóxicos, adubos químicos ou sementes transgênicas.

Com o desenvolvimento da mousse, as estudantes querem demonstrar que é possível comer uma sobremesa saborosa e ao mesmo tempo saudável, e que ainda ajude a suprir as necessidades diárias dos consumidores e auxilie pessoas que estão de dieta ou tentando emagrecer.

A sobremesa foi desenvolvida pelas alunas Annie Deamo, Dominique Haliski, Mariana Vendramel Correia e Nathalia Correia Naolisk e poderá ser provada durante a EUREKA2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público em geral.

One Reply to “Eureka 2010: mousse de chocolate que reduz o apetite e previne o envelhecimento natural”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.