Eureka 2010: equipamento compactador
de lixo residencial elétrico

Eureka 2010

Uma das dificuldades de quem trabalha com a coleta de lixo reciclável é o armazenamento de detritos. Por isso, estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram um sistema de compactação de lixo reciclável, que funciona por meio de fuso movido por um moto-redutor (equipamento com a função de reduzir a velocidade e aumentar a força). O objetivo é minimizar o problema do lixo nas grandes cidades, auxiliando e incentivando a sua reciclagem.

A simplicidade do método aliado ao baixo custo de implantação, segundo os alunos, cria a possibilidade do procedimento ser indicado para empresas que trabalham com reciclagem em todo o País, além de condomínios e residências. No mercado já existe um produto de compactação de lixo hidráulico, mas o equipamento desenvolvido pelos estudantes da Mauá é elétrico, o que diferencia o trabalho.

Benefícios ambientais

O Brasil produz aproximadamente 240 mil toneladas de lixo por dia e sua compactação pode minimizar odores, evitar incêndios e impedir a proliferação de insetos e roedores. A disposição inadequada do lixo em áreas consideradas impróprias provoca a poluição do solo, água e ar.

O produto criado pelos alunos de Engenharia Mecânica: Antonio Domingos Genari Granzoto, Bruno Higino Alves da Silva, Elton Hideo Tarui Yoshida e Glauco Grego da Silva, será apresentado durante a EUREKA 2010, mostra anual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos da Mauá, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul. O evento é aberto ao público.

2 Replies to “Eureka 2010: equipamento compactador
de lixo residencial elétrico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.