Recepção aos calouros de 2010

Recepção aos Calouros - IMT - 2010

Foi dada a largada para o início das aulas de 2010 no Instituto Mauá de Tecnologia! Na última terça-feira, 23 de fevereiro, calouros encheram o ginásio para ouvir instruções a respeito de como serão seus primeiros dias na Mauá.

O professor Vitor Alex apresentou aos novos alunos a estrutura do Ciclo Básico e do campus de São Caetano do Sul e deu dicas sobre a navegação pelo site da Mauá e pela MauaNet. O sistema permite que o aluno tenha acesso a todas as informações administrativas referentes ao curso, como notas, faltas e boletos.  Além disso, enfatizou a importância de se conhecer e utilizar a consulta online ao acervo da biblioteca da instituição.

Durante a recepção, os calouros assistiram a uma apresentação de Felipe Mello e Roberto Ravagnani, da ONG Canto Cidadão, cujo tema foi “O ser interessado é interessante”. A palestra mostrou a necessidade de uma sociedade em que as pessoas são líderes de si mesmas e conscientes de seus objetivos. “Eu não acho que vocês entraram na Mauá para serem menos que líderes em suas áreas de atuação”, afirmou Ravagnani, defendendo a ideia do protagonismo social: uma forma de compreender o papel de cada indivíduo na sociedade e colocá-lo em prática a partir de atitudes contínuas e positivas.

Os veteranos também se prepararam para receber seus novos companheiros: Bruno Eduardo de Souza, Vice-Presidente Administrativo da Associação Atlética Acadêmica, conta que a adesão dos alunos aos esportes e às atividades extracurriculares é significativa, seja jogando ou torcendo pelo Centro Universitário. “De cerca dos mil alunos que iniciam o curso todo ano, pelo menos cem entram para algum dos times”. Por isso, a Atlética já disponibilizou o horário das “peneiras” para os times que representam a Mauá.

Moleza? Que nada. Desde a última quarta-feira, 24, os alunos já estão sujeitos a avaliação. É o Projeto Primeira Semana, que integra alunos, professores e o espaço da universidade em atividades diversas, como o Show de Química, o Trekking de Regularidade, o Submarino e a Dosagem de Concreto e Análise de Custo. Um intensivo inicial para os calouros se prepararem pelos anos de estudo duro que terão pela frente.

E para os calouros que esperavam trotes, o reitor Otávio de Mattos Silvares lembrou a todos que a prática do trote não é permitida nas dependências da Instituição. Para não deixar passar em branco, no entanto, os alunos da Mauá Jr farão um trote solidário que o nosso blog acompanhará de perto. Fique ligado!

One Reply to “Recepção aos calouros de 2010”

  1. Puxa, que sejam bem vindos os novatos!

    Espero por um ano repleto de novos desafios para todos!

    Gostei da iniciativa de um blog! Até a próxima!

    jairo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.