ENECA 09: O vitorioso Biribinha Atômica

biribinha atômica

Um guerreiro consagrou-se vitorioso no IX Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação (ENECA), que aconteceu de 03 a 08 de outubro em Joinville, Santa Catarina.

Calma, estamos falando de um robô! Batizado de Biribinha Atômica, o robô desenvolvido por uma equipe de cinco alunos, Alexandre Harayashiki Moreira, André Vicentin, Igor Duran, Rafael Temóteo Alves e Rafael Fernandes Canno do quarto ano do curso de Engenharia de Controle e Automação da Mauá, participou do já tradicional Desafio de Robôs da ENECA na categoria Combate, classe featherweight (para robôs até 13,6kg).

Para quem não conhece, a disputa é simples: numa arena, dois robôs entram, mas só um sai. Cada robô pode ter armas e recursos próprios que o levem à vitória. Desenvolvido nos laboratórios da Mauá, o Biribinha mostrou-se superior aos outros dez robôs de sua categoria em quatro combates até chegar à grande final contra o Touro Feather.

“A qualidade dos alunos da Mauá foi um diferencial. Eles formam uma equipe bastante dedicada, já tinham experiência em projetos desse tipo e desenvolveram um robô totalmente novo”, comenta o Professor e Coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Mauá José Carlos de Souza Junior, que acompanhou o projeto de perto.

Pelo link abaixo você pode conferir o vídeo, feito pelos próprios alunos, do Biribinha em ação contra seu último adversário. Dotado de uma rampa (como você pode ver na foto acima), o robô era capaz de pegar o inimigo e, através de um rolo com um dente metálico, arremessá-lo para o alto.

Nossos parabéns à equipe vitoriosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.