Edição de 2009 da Eureka traz soluções de sustentabilidade

Eureka 2009

Rafael Francisco e Leandro Takeda são alunos do Instituto Mauá e apresentaram seus projetos na Eureka, mas as semelhanças quase acabam por aí. Francisco, que trabalhou com os graduandos Solange Santos e Thamiris Stellato, explica seu trabalho de forma dinâmica e enérgica, sempre olhando para o espectador e para o que está acontecendo logo ao lado. Já Takeda é mais centrado e calmo, mas sempre atento às dúvidas sobre o projeto, desenvolvido em conjunto com os alunos Eduardo das Neves e Laura Tavares.

Os dois trabalharam em projetos de moradia ligados ao conceito de sustentabilidade, orientados pelos professores Olavo Nardi (Francisco) e Helio Narchi (Takeda), mas Rafael cursa gestão ambiental e seu colega é graduando de engenharia civil. Será que o tema em comum é apenas uma coincidência?

Eureka 2009

“O que a gente percebe é que a sociedade está evoluindo. As idéias também irão evoluir, e isso se reflete nos projetos. Existem muitos trabalhos sobre ecologia e bem-estar social. A tecnologia evolui com a sociedade”, explica Mario Garrote, diretor da Escola de Engenharia da Mauá.

Nos corredores da Eureka, é impossível não esbarrar com novas soluções para os problemas ambientais. As idéias variam entre os diferentes cursos de engenharia, processos gerenciais, administração e outros, e maioria dos alunos cita algum professor ou aula ao explicar o motivo de abordar a sustentabilidade.

Eureka 2009

Sobre os alunos que falamos no começo do post: Takeda apresentou um trabalho sobre condomínio sustentável, voltado para quem procura apartamentos de luxo, enquanto seu colega comprovou o uso de materiais recicláveis e mais baratos e duráveis para moradias populares. Percebeu como os trabalhos atingem duas faixas da sociedade buscando um mundo mais sustentável? Os dois não se conhecem, mas mesmo assim colaboram em suas áreas.

É o resultado da preocupação com uma sociedade que evolui, constante na cabeça de jovens que não vão ficar para trás. Isso é transformar o mundo.

One Reply to “Edição de 2009 da Eureka traz soluções de sustentabilidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.