Atividade prática da Mauá ensina alunos a desenvolverem aplicativos móveis para Android

Na era digital, somos capazes de resolver a maioria de nossos problemas e desafios por meio da tecnologia, que avança e se aprimora cada vez mais, na velocidade da luz.

SmartphonesSmartwatches e diversos outros dispositivos móveis tornaram-se grandes ‘amigos facilitadores’ no nosso dia a dia. Diversas tarefas, antes realizadas apenas com o auxílio de um computador, agora também podem ser executadas por esses aparelhos – em qualquer hora e lugar. As pessoas utilizam aplicativos que não apenas facilitam suas obrigações, como o pagamento de uma conta,  como  também as descontraem, como as redes sociais, jogos para entretenimento, entre outros.

Provavelmente, você imagina que desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, em especial para aparelhos com o sistema operacional Android, deva ser um processo muito árduo e demorado. Mas a atividade prática semestral (40 horas) PRO708 – DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA ANDROID, desenvolvida para alunos da 1.ª série – Ciclo Básico de Engenharia, por meio da disciplina PAE101 – Projetos e Atividades Especiais, prova que todos podem desenvolver aplicativos para o sistema Android sem ao menos saber programar, utilizando a ferramenta MIT App Inventor.

Essa atividade prática tem como objetivo principal auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades em programação, demonstrando diversos conceitos de forma simples e aplicada. Nela, são  desenvolvidos diversos aplicativos para Android com a finalidade de resolver os problemas e desafios do nosso cotidiano, como utilizar a câmera para tirar fotos; compartilhar imagens em redes sociais; utilizar o GPS para determinar sua localização,  entre outros.

Confira alguns vídeos de aplicações desenvolvidas com o MIT App Inventor, além da opinião de alguns desenvolvedores, que justificam o porquê da importância de aprender a programar.

Aluno, se você quiser fazer parte desse projeto no próximo semestre, fale com o seu professor-tutor. Para mais informações, acesse o Moodle da Mauá!

#programacao #APP #Android #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.