O que as empresas devem esperar de um estagiário?

Antes de respondermos à questão, convidamos você para assistir ao vídeo abaixo.

Nessa ilustração bem-humorada, podemos notar o medo de algumas empresas em contratar esses profissionais ‘inexperientes’.

Você já imaginou como será a carreira desse rapaz do filme? Se ele continuar assim, provavelmente fracassará e não conseguirá uma boa colocação no mercado. Mas você não cometerá os mesmos erros, pois o BLOG da Mauá irá ajudá-lo a se tornar um estagiário inovador e um profissional bem-sucedido! 😉

Ser universitário é viver num momento de transição entre ciclos de ensino, no qual, em grande parte dos casos, o aluno faz os seus primeiros contatos com o mercado de trabalho. Tudo é muito novo, desafiador, marcante… E deve ser encarado com determinação e responsabilidade.

A geração Y, composta por jovens nascidos a partir do fim da década de 1980 até o início da década de 1990, chegou ao mercado com uma visão totalmente diferente da dos seus pais e antecessores: conhecidos como “nativos digitais”, os jovens dessa geração  estão conectados o tempo todo, têm intimidade com a tecnologia, buscam mais qualidade de vida, são mais criativos, multidisciplinares, insubordinados, inquietos… Mas, por que será que, para algumas empresas, são considerados irresponsáveis e inaptos a encararem os desafios corporativos?

Para essas organizações, enquanto os familiares dessa geração,  mais experientes, ‘suavam’ para alavancar suas carreiras, os jovens da nova vivem num período mais próspero, conquistando o que desejam de forma muito mais fácil, sem muito esforço. Por isso enxergam o mercado de trabalho de forma totalmente diferente. Veja abaixo dois dos principais motivos que levam as empresas a acreditarem que esses perfis profissionais possam causar problemas.

1) O estagiário dessa geração está acostumado a ter as coisas com mais facilidade e pode não saber lidar muito bem com a frustração. Todo desafio tem seus momentos de glórias, mas também passa por tensão e fracassos. Portanto, para ser um estagiário de sucesso, é necessário saber lidar emocionalmente com todos os tipos de situações.

2) Por ser muito dinâmico e inconformado, o ‘estagiário Y’ busca constantemente mudanças. Segundo pesquisas com gestores de RH, profissionais da geração Y não estão acostumados a viverem as fases ruins que ocorrem na jornada de trabalho. Além disso, almejam muitas coisas ao mesmo tempo e não têm foco, tampouco objetivos que os prendam a um determinado lugar. Assim como os consumidores, a ‘fidelização’ e retenção de trabalhadores torna-se algo cada vez mais desafiador para as corporações.

Mas  será mesmo que essa geração não oferece qualquer tipo de benefício às organizações?

Oferece, sim! Os profissionais da geração Y pensam rapidamente e têm facilidade e capacidade de propor soluções inovadoras! E são MUITO FELIZES as corporações que sabem identificar e reconhecer essa verdade. A atração e retenção de talentos sempre foi e sempre será um grande desafio para as empresas. Portanto  essa é apenas mais uma novidade para ser incorporada aos processos do RH.

Por esse motivo, a Mauá busca formar alunos inovadores, com espírito empreendedor, que ‘pensam fora da caixa’. Aqui, os estudantes contam com atividades práticas desde a primeira série, com o objetivo de auxiliá-los a encontrarem sua aptidão e iniciarem sua especialização desde o princípio do curso. Os cursos de Engenharia, Administração e Design caminham juntos, e quem ganha são os alunos, tornando-se profissionais mais completos e competitivos no mercado. Além disso, a Mauá conta ainda com inúmeras parcerias com renomadas empresas, que acreditam no potencial dessa geração e buscam trazer oportunidades que explorem o melhor de cada estudante.

A geração Y tem muito a agregar. E nesta nova era, não se pode perder tempo! Ganha o estagiário que explora suas melhores capacidades, como a criatividade, competitividade, afinidade com tecnologia, ética, multidisciplinaridade, entre outros.

Você conhece o Portal Mauá de Vagas? Nele, o aluno da Mauá acessa oportunidades exclusivas de estágios, trainees e empregos.

Quer conhecer mais sobre a Mauá e todos os seus benefícios? Visite nosso campus! Agende aqui um horário.

 

#estagio #carreira #Maua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.