Conheça a Fábrica de Skates, que faz parte da disciplina Projetos e Atividades Especiais

Hoje o BLOG da Mauá falará sobre mais uma opção de projeto prático oferecido aos alunos da Engenharia – Ciclo Básico, que tem como objetivo mostrar os conceitos de Engenharia de Produção, bem como ensinar estratégias para a resolução de problemas por meio do Project ou Problem Based Learning – PBL.

O projeto “Fábrica de Skates”, que faz parte da disciplina que integra Engenharia, Administração e Design, denominada PAE101 – Projetos e Atividades Especiais, possui iniciativas de cunho social e já conta com mais de 150 inscritos. Por meio da metodologia Fab Lab, oriunda do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com uma rede no Brasil, sendo estudada para ser implementada pela Mauá em 2016, os alunos não apenas  participarão de todos os processos do produto (concepção, design, gestão do projeto, pesquisa de mercado, materiais, processos, prototipagem, organização administrativa, custos de produção, plano de marketing, branding, plano de vendas, entre outros), mas também poderão compartilhar, com instituições de caridade,  o aprendizado obtido, permitindo, assim, que elas transformem essa ideia num negócio voltado para a arrecadação de fundos. Ao final do ciclo, todos os skates serão doados.

Confira as etapas que constituem o projeto.

1 – Pesquisa de Mercado.

 

2 – Design e Projeto do Produto.

 

3 – Fabricação do protótipo na oficina.

 

4 – Projeto do processo e recursos.


5 – Localização e projeto da fábrica.

 

6 – Plano de marketing e vendas.

 

7 – Visita técnica em fábrica de skates.

 

8 – Apresentação final do projeto.

 

Resumo das atividades – os estudantes se dividirão em equipes para construir uma empresa e fabricar seu produto em escala industrial. Com base na pesquisa e estudo do mercado, a equipe definirá o design e as características dos skates, bem como seus componentes para a construção de um protótipo na oficina da Mauá. Será projetada uma fábrica para a produção em escala dos skates, elaborado  o estudo de custos, de preços e de viabilidade do negócio, além da estruturação de uma marca e de um plano de marketing e de vendas. Ao final, a equipe apresentará o seu Projeto de Fábrica para uma banca para avaliação dos investidores (professores).

Os alunos também participarão de uma competição de Skates, que acontecerá na EUREKA 2015!

 

Conheça mais sobre a fabricação e o mercado de skates no Brasil.

Se você está no Ciclo Básico de Engenharia e quer fazer parte desse desafio, procure o seu tutor.

 

#PAEMaua #atividadespraticas #fabricadeSkates #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.