Tecnologia | IMT adota telas interativas e dispositivos com IA para apoio aos cursos

Visando trazer à sua comunidade o que há de mais atual e preparar os alunos para as tendências, o IMT investiu em recursos avançados de aprendizagem com Inteligência Artificial que impactarão diretamente na formação desses novos profissionais, preparando-os para estarem à frente dos desafios no mercado.

A solução visa aprimorar as salas de aprendizagem ativa com equipamentos de ponta para proporcionar maior dinâmica e interação em grupos de até 82 alunos.

Um desses espaços, em particular, é o laboratório que aplica o conceito BIM (Building Information Model, ou Modelagem de Informação da Construção), que considera a transformação digital nos setores de Arquitetura, Engenharia e Construção.

Utilizando infraestrutura de desktop virtual (VDI), os alunos passaram a usufruir do poder de uma workstation gráfica avançada, com o apoio de um servidor externo que realiza todo o processamento. Para se ter uma ideia, é por meio do Infraworks, um software da Autodesk que o IMT executa somente em VDI, que os estudantes conseguem modelar projetos de infraestrutura urbana e Construção Civil, permitindo trabalhar na representação digital de todo o ciclo de vida desses projetos – desde o planejamento até a operação.

O desafio, contudo, era ampliar o nível de interatividade do laboratório. Com tantos elementos visuais gerados a partir do uso desses recursos, o IMT contou com o apoio da Seal for Education – braço da Seal Sistemas que atua como integradora de tecnologias para o mercado Educacional – para implantar telas interativas.

Com o uso de smartboards de 86 polegadas fabricadas pela BenQ, os professores passaram a manusear softwares como o Infraworks apenas tocando na tela, facilitando a apresentação dos projetos e agilizando a troca de informação com os alunos. A tecnologia, que beneficia diretamente cerca de 500 estudantes, substituiu um recurso de projeção que exigia que os docentes permanecessem diante do computador, limitando a mobilidade e prejudicando a interatividade em sala.

Os smartboards também possuem recursos omnichannel, que apoiam a realização de aulas remotas ou híbridas, incluindo softwares de videochamada, gamificação e compartilhamento de conteúdo em tempo real.

Inteligência Artificial

Também foram adquiridos novos desktops, workstations e notebooks avançados para laboratórios e salas de aula, com foco nos cursos de Sistemas de Informação, Computação e Engenharia de Produção. Foram mais de 100 unidades implantadas no Campus, incluindo máquinas com Inteligência Artificial que utilizam o ambiente VDI para ampliar a gama de recursos didáticos para professores e alunos.

Os novos equipamentos contarão com soluções como a plataforma Omniverse, da Nvidia, para criar simulações fotorrealistas de projetos de infraestrutura e construção e até mesmo de uma linha de produção fabril, utilizando capacidades de IA e Machine Learning.

Sempre inovando e garantindo a excelência no ensino de Engenharias, Design, TI, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Relações Internacionais, o IMT ainda trará mais recursos que impactarão a comunidade direta e local.
Fique ligado em nossas redes para saber todas as novidades!

#RecursosDePonta #infraestrutura #InteligenciaArtificial #MachineLearning #workstation #smartboards #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.