Mulher na Ciência e Tecnologia – O importante papel feminino nas descobertas

As mulheres têm desempenhado um papel crucial no avanço da Ciência e Tecnologia ao longo da história. Embora tenham enfrentado desafios e discriminação de gênero, elas fizeram contribuições significativas em uma ampla gama de disciplinas científicas e tecnológicas.

Mulheres renomadas fizeram história, como Marie Curie (1867-1934), física e química polonesa-francesa, famosa por suas pesquisas pioneiras sobre radioatividade, além da primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em diferentes disciplinas científicas; Ada Lovelace (1815-1852), matemática e escritora britânica, muitas vezes considerada a primeira programadora de computadores devido ao seu trabalho com o “motor analítico” de Charles Babbage, um antecessor teórico do computador moderno; Rosalind Franklin (1920-1958), biofísica britânica conhecida por suas contribuições para a compreensão da estrutura do DNA, o que desempenhou um papel crucial na descoberta da dupla hélice do DNA; Grace Hopper (1906-1992), cientista da computação e almirante da Marinha dos Estados Unidos, conhecida por sua contribuição para o desenvolvimento da linguagem de programação COBOL; Chien-Shiung Wu (1912-1997), física experimental chinesa-americana que fez contribuições significativas para a física nuclear e experimental, particularmente no experimento de Wu que refutou a lei da conservação da paridade; Barbara McClintock (1902-1992), cientista norte-americana conhecida por suas descobertas inovadoras no campo da genética, particularmente suas pesquisas sobre elementos genéticos móveis, pelos quais recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1983.

No entanto, é importante reconhecer que as mulheres ainda enfrentam desafios no campo da Ciência e Tecnologia, incluindo disparidades de gênero em oportunidades de carreira e representação. Esforços contínuos são necessários para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres nesses campos.

O artigo recente da OIT – Organização Internacional do Trabalho sobre a importância da legislação de transparência salarial apontou que, globalmente, as mulheres têm uma média salarial 20% menor do que os homens. De acordo com as análises da agência da ONU, embora características individuais como educação, tempo de trabalho, segregação ocupacional, habilidades e experiência expliquem parte das disparidades salariais entre homens e mulheres, grande parte se deve à discriminação com base no gênero.

Apesar disso, é possível ver países buscando abordagens diferentes para alcançar a transparência salarial: entre as propostas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ONU, que o IMT tanto preza e incentiva as alunas e alunos a proporem soluções para os seus tópicos, estão em destaque e sob árdua atuação mundial, temas como “Igualdade de Gênero (5)”, “Trabalho decente e crescimento Econômico (8)” e a “Redução das Desigualdades (10)”.

A comunidade do IMT conta com mulheres discentes e docentes que promovem muita inovação! Nós visamos promover um ambiente igualitário e benéfico para todos.

Importância da diversidade e inclusão de mulheres
A diversidade e inclusão de mulheres no mercado é fundamental em todas as esferas da sociedade, pois representa um imperativo moral e também um benefício prático. A diversidade de gênero traz perspectivas, experiências e habilidades únicas para o ambiente de trabalho, promovendo a inovação e o crescimento econômico. Além disso, a inclusão de mulheres em posições de liderança e em todas as áreas de atuação não apenas promove a igualdade de oportunidades, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e resiliente, incentivando promover o máximo potencial de todas as pessoas de forma plena.

Desafios da mulher no mercado
A necessidade contínua de políticas e práticas inclusivas, juntamente com uma mudança cultural mais ampla, permanece fundamental para garantir um ambiente de trabalho equitativo e justo para todas as mulheres.
Áreas como a de TI, uma das mais bem pagas atualmente, oferece muitas oportunidades e precisa de profissionais qualificados.

Casos de sucesso
O IMT coleciona cases de sucesso de mulheres que hoje são empreendedoras e ocupam altos cargos nas empresas.

Renata Nascimento: Gerente de P&D Plant-Based | JBS – Reconhecida como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela Forbes.

Stéfany Mazon: Microsoft Azure Solution Sales Director.

Tatiana Pires: Global Head of Regulatory Affairs, Animal Nutrition and Health na DSM.

Thais Fernícola Neves: Diretora de Operações Agroindustrial no Negócio de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen.

Seja você também uma mulher com DNA Mauá! Aproveite que as inscrições para o Vestibular de Verão estão abertas e ingresse no início de 2024:
maua.br/vestibular

#MulheresMaua #MulheresNoMercado #MulhernaCiencia #MulherETecnologia #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.