Faltam profissionais nas áreas das Ciências e da Tecnologia: conheça oportunidades para quem quer fazer a diferença na carreira e na sociedade

Um mundo de oportunidades chega à tona na atualidade e, em contrapartida, enfrenta uma escassez de profissionais: conheça as áreas que estão em ascensão e as opções de carreira!

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece cursos nas áreas com maior procura no mercado: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Engenharias; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Relações Internacionais; Sistemas de Informação. Hoje, o BLOG da Mauá trará insights valiosos para quem curte e deseja se destacar nesses ramos.

ADMINISTRAÇÃO

O mercado da Administração é dinâmico e competitivo, exigindo profissionais versáteis e atualizados, capazes de liderar equipes e promover eficiência operacional em organizações de diversos setores.

O setor é altamente dinâmico e demanda profissionais versáteis capazes de tomar decisões estratégicas para o sucesso das organizações. Há uma crescente ênfase na gestão da inovação e na adaptabilidade às mudanças globais.

ARQUITETURA E URBANISMO

Esta área continua a evoluir com um foco crescente na Sustentabilidade, Design inovador e Tecnologias de Construção avançadas. A demanda por profissionais capazes de integrar soluções estéticas, funcionais e ambientalmente conscientes permanece em constante ascensão.

A ênfase na revitalização de áreas urbanas degradadas também cria oportunidades para arquitetos e urbanistas envolvidos em projetos de renovação e requalificação urbana, visando melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade das comunidades.

DESIGN

A crescente demanda por experiências de usuário excepcionais abre espaço para designers especializados em design de interação e experiência do usuário. Com o avanço da Inteligência artificial e da Automação, há uma necessidade crescente de designers de IA e UX, que possam criar interfaces amigáveis e acessíveis para sistemas complexos.

A necessidade de criar designs sustentáveis e ecologicamente conscientes para produtos e serviços impulsiona a procura por designers de produtos e embalagens inovadores, que possam reduzir o impacto ambiental.

A expansão do comércio eletrônico e do Marketing Digital demanda designers especializados em design de websites, além de interfaces para aprimorar a experiência de compra on-line e promover a conversão de clientes.

ENGENHARIA

O mercado de Engenharia tem apresentado tendências promissoras nos últimos anos e seus profissionais estão entre os mais bem pagos no Brasil.

Com o crescimento da infraestrutura e investimentos em setores como Energia, Transporte e Construção Civil, Telecomunicações, Smart Cities, Computação entre outros, a demanda por profissionais qualificados tem aumentado significativamente. Além disso, o mundo tem testemunhado um avanço no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, o que tem impulsionado a procura por engenheiros especializados em áreas como Energia Renovável e Sustentabilidade Ambiental.

As perspectivas futuras para os engenheiros são encorajadoras, especialmente com o aumento dos investimentos em infraestrutura, modernização industrial e tecnologias limpas. A demanda por profissionais especializados em Inteligência Artificial, Automação, Energias Renováveis e Construção Sustentável deve crescer, em especial no Brasil. Para se manterem competitivos, os engenheiros devem buscar oportunidades de educação continuada, aprimorar suas habilidades em tecnologias emergentes e desenvolver competências em Gestão de Projetos e Liderança. Além disso, a busca por parcerias internacionais e a familiarização com as melhores práticas globais podem ajudar os profissionais a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A globalização crescente impulsiona a demanda por especialistas em Comércio Internacional e Diplomacia, capazes de facilitar negociações e acordos entre países e empresas.

A complexidade dos desafios globais, como mudanças climáticas e conflitos regionais, requer profissionais de Relações Internacionais especializados em Segurança Internacional e resolução de conflitos, capazes de fornecer análises e estratégias eficazes.

A expansão de organizações internacionais e não governamentais oferece oportunidades para profissionais em diplomacia e desenvolvimento global, que podem colaborar com diversas entidades para promover políticas e programas de desenvolvimento sustentável.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A área de TI é a de maior valorização salarial e quase todos os cargos passaram a pagar mais, segundo dados da FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

A demanda por especialistas em Segurança Cibernética está em constante crescimento, criando oportunidades para profissionais capazes de proteger sistemas e redes contra ameaças virtuais cada vez mais sofisticadas.

Com o aumento da computação em nuvem, há uma necessidade crescente de especialistas em infraestrutura em nuvem e arquitetos de soluções em nuvem, que possam ajudar as empresas a migrar para plataformas em nuvem e gerenciar eficientemente seus recursos de TI.

A era da Inteligência Artificial e da análise de ados está impulsionando a demanda por cientistas de dados e especialistas em aprendizado de máquina, que possam extrair insights valiosos e tomar decisões com base em dados para impulsionar a inovação e o crescimento empresarial.

A expansão da Internet das Coisas (IoT) cria oportunidades para especialistas em IoT e engenheiros de software, que possam desenvolver e implementar soluções de IoT inovadoras para melhorar a conectividade e a eficiência em uma ampla gama de setores.

Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: aqui no IMT, você terá a formação de excelência. Inscreva-se no Processo Seletivo de Verão e construa uma carreira sólida, com professores Mestres e Doutores e infraestrutura de ponta:
maua.br/vestibular

#mercado #oportunidades #Administracao #ArquiteturaEUrbanismo #CienciaDaComputacao #Design #Engenharia #InteligenciaArtificial #CienciaDeDados #RelacoesInternacionais #SistemasDeInformacao #TI #vestibular #vestibular2024 #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.