Áreas do Design para se trabalhar que você nunca pensou antes

Quando pensamos em Design, as áreas mais comuns que nos vêm à mente são: Design Gráfico, Design de Produtos ou Design Digital. No entanto, há diversas outras especialidades nas quais um designer pode atuar. Confira quais são as Profissões do Futuro!

Prompt Design
Com o grande aumento de novas tecnologias de Inteligência Artificial – IA, surgiu o “Prompt Design”, processo que determina uma instrução clara e efetiva para uma tarefa ou pergunta, considerando um contexto específico. No campo da Inteligência Artificial e do processamento de Linguagem Natural, o Prompt Design é utilizado na criação de modelos de linguagem e sistemas de resposta automática.

UX Design
Com as Tecnologias Digitais se tornando comuns, isto é, ordinárias, as experiências físicas são mais raras, portanto, extraordinárias. O Design de Experiência do Usuário, ou UX Design, cria uma nova e constante experiência imersiva para o usuário e pode ser aplicado em diferentes espaços físicos, como museus, lojas e parques temáticos. UX Design é uma área crescente no mercado, tendo o seu profissional a missão de desenhar jornadas de produtos digitais, em diferentes cenários, para otimizar a experiência das pessoas que os consomem.

Design de Embalagens Inteligentes
A tecnologia de embalagens tem crescido nos últimos anos, oferecendo oportunidades para designers explorarem novas possibilidades de Design de Embalagens Inteligentes, com recursos tecnológicos, como smart materials, sensores, rastreamento e comunicação.

Design Biomimético
Outra área em crescimento é o Design Biomimético, que explora como integrar elementos naturais a espaços construídos, produtos e serviços, a fim de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, usando como referências plantas, água e luz natural.

Design de Interação Social
Com o crescente uso de tecnologia em nossas vidas diárias, o Design de Interação Social pode ajudar a criar interfaces digitais que promovam a conexão humana e a interação social, incentivando a comunicação e a colaboração.

Design de Serviço
Design de Serviço se concentra em criar experiências de serviço que atendam às necessidades e desejos dos usuários, integrando a experiência em todas as etapas do processo de prestação de serviços, desde a pesquisa até a entrega do serviço.

Como as necessidades das pessoas mudam, novas áreas surgem e necessitam de especialistas que consigam ver para além das áreas mais comuns de atuação do designer. Um profissional com essa visão trabalha com a perspectiva de criar soluções que tenham impacto positivo na vida das pessoas, contribuindo para a construção de um futuro melhor e mais sustentável.

Seja o designer que o Futuro espera: conheça a Graduação em Design da Mauá!
Acesse maua.br/vestibular e faça a sua inscrição no Processo Seletivo de Inverno. São 5 formas de ingresso: Prova Presencial; Prova On-line; ENEM; Certificação Internacional; Reaproveitamento de Nota do Vestibular de Verão 2023.

#Design #carreira #vocacao #profissao #VestibularMaua #vestibular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.