Design Mauá em ação: alunos participam de edição da revista &Design Magazine

Trazer grandes players do mercado para desafiar os alunos é uma das missões do Instituto Mauá de Tecnologia, que visa promover networking e preparar esses futuros profissionais a desenvolverem novas habilidades e aprenderem a trazer soluções inovadoras às empresas.

Recentemente, o time de Graduação em Design do IMT aceitou um desafio e tanto: uma grande participação na 2.ª edição da revista &Design Magazine, com criação de arte, diagramação, ilustração, além de duas matérias sobre Luminárias e Cores.

Alunos de Design em processo de criação da 2.ª edição da revista &Design Magazine

Os professores Everaldo Pereira, coordenador do curso de Design, Murilo Orefice e Claudia Facca estiveram à frente do projeto. Confira o texto feito pelo nosso time:

“Sermos convidados para participar da criação gráfica da 2ª edição da Revista &Design foi uma grande honra e um enorme desafio.

O Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia vem sendo desafiado desde sua criação em 2007. Instalado numa Escola de Engenharia e primordialmente centrado no Design de Produtos, participar do projeto gráfico de uma revista de Design foi uma grande responsabilidade que foi aceita com o maior entusiasmo. O Design na Mauá tem ampliado sua atuação e hoje forma profissionais capazes de desenvolver projetos nas áreas de Design de Produto, Design Gráfico, Design Digital e Design de Serviços.

Totalmente voltadas para a prática e com o desenvolvimento de projetos em todos os semestres, parcerias com empresas de diversos setores trazem para o mundo acadêmico problemas reais do mercado que serão solucionados por equipes de alunos criativos e professores experientes. Essas equipes multidisciplinares fortalecem o tripé da inovação, mote estratégico da Instituição, com a integração entre as áreas de Design, Engenharia, TI e Administração, com base nos princípios de desejabilidade, factibilidade e viabilidade.

Neste contexto e de modo interdisciplinar, este projeto contou com a participação de professores, alunos e alunas de Design de diferentes séries que contribuíram com competências distintas e complementares. Alunos do primeiro ano já puderam compartilhar dos conhecimentos de alunos mais experientes em um desafio prático e estimulante. E participar de um projeto real, resolvendo problemas trazidos pelos clientes, pensando em soluções criativas, viáveis e factíveis, discutindo as ideias e tendo um feedback imediato das propostas apresentadas é o propósito do Design… É para isso que formamos nossos alunos e futuros designers.

Time de alunos e professores participantes do projeto

Um dos grandes desafios deste projeto gráfico foi pensar de modo físico num mundo que está se tornando cada vez mais digital. Todos os alunos e alunas envolvidos no projeto têm grande afinidade com os ambientes digitais e pensam de modo digital. Portanto, resgatar a prática do Design Gráfico impresso, num mundo digital trouxe desafios práticos, tais como: a geração de formatos de arquivos específicos, a gestão de ativos gráficos, a resolução de tela versus resolução de página impressa, o comportamento das cores em suportes físicos versus cores de telas…

Criar um plano de gestão com distribuição de tarefas, organização dos ativos digitais, como fotografia, ilustração e texto formam uma simbiose. E a verdadeira arte do Design Gráfico editorial está em saber fazer arranjos visuais atrativos e adequados aos leitores, à identidade da revista e ao propósito de cada matéria. Com isso em mente, a equipe buscou soluções criativas e esteticamente interessantes para as páginas, respeitando o projeto gráfico da publicação.

Separar as equipes por afinidade com as áreas de ilustração, edição de imagens, diagramação, revisão de layout e audiovisual foi fundamental para o processo de criação e elaboração do projeto. A partir daí cada área passou a desenvolver o trabalho, procurando entender as melhores possibilidades de representações visuais para os conteúdos. Foram feitas pesquisas referenciais e de estilos de ilustrações, rascunhos e sketches para as imagens, finalização dos desenhos e diagramação das páginas. Depois disso, o próximo passo foi reunir novamente todo o conteúdo e as informações visualmente organizadas e “tratadas” no projeto gráfico final. Foi um trabalho bastante desafiador e de crescimento para a equipe. E ver o resultado de todo o processo nas páginas da revista é muito gratificante!”

Em 09 de fevereiro, houve a cerimônia de lançamento da edição e, claro, você pode conferir agora mesmo como ficou!

Acesse aqui

E aí, curtiu o desafio? Conte para a gente nos comentários o que achou do trabalho!

#DesignMaua #RevistaEDesignMagazine #EDesign #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.