Ônibus autônomo: uma realidade próxima no Campus da Mauá!

O futuro já chegou. E as novas tecnologias permitem um rápido avanço nos mais diversos setores, incluindo o de Mobilidade!

A Mauá possui Grupos de Pesquisa nas áreas de Engenharia, Administração, Design e TI, que promovem intercâmbio de conhecimentos entre alunos, professores, empresas e órgãos competentes, permitindo o desenvolvimento de diversos estudos.

Entre os grupos, está o S.M.I.R. – Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica, coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Lobo Lustosa Cabral, voltado ao estudo e desenvolvimento de sistemas mecatrônicos com elevado grau de inteligência e conectividade.

O time integra conhecimentos de Computação, Eletrônica e Mecânica e cria soluções que devem estar aptas a analisar dados, se comunicar com outros sistemas, aprender e se adaptar à diferentes condições e operações, permitindo uma ampla gama de aplicações que vão desde a fabricação industrial até as cidades inteligentes, incluindo Indústria 4.0, Robôs Autônomos, Robôs de Serviço, entre outros.

Atualmente alguns projetos estão no radar da equipe, entre eles o das Cidades Inteligentes, que visa implementar técnicas de aprendizado de máquina para otimização da navegação de veículos, além da construção de serviços capazes de disponibilizar os dados dos veículos para a cidade, a fim de realizar a otimização da mobilidade urbana por meio do controle dos sinais de trânsito.

 O “Veículo autônomo elétrico para transporte de última milha”, é um braço do estudo. Na prática, será desenvolvido um ônibus autônomo e sustentável que terá a missão de transportar a comunidade Mauá no Campus de São Caetano do Sul.

Esse ônibus terá um design futurista e um sistema que navegará por meio de sensores de câmeras, radares etc. O Campus contará com paradas e alunos, professores, funcionários e convidados poderão transitar entre os Blocos de forma mais rápida e prática.

O projeto teve início este ano e a expectativa de conclusão é 2025. E se você, aluno Mauá, deseja fazer parte da inovação, consulte o grupo, localizado no Bloco W – piso 400, ou via e-mail:
Prof. Dr. Eduardo Lobo Lustosa Cabral – elcabral@maua.br – Interlocutor
Prof. MSc. Alexandre H. Moreira – alexandre.hmoreira@maua.br
Prof. Dr. Anderson H. Moreira – anderson.hmoreira@maua.br
Prof.ª MSc. Andressa Corrente Martins – andressa.martins@maua.br
Prof. MSc. Diego Hernandez Arjoni  – diego.arjoni@maua.br
Prof. Dr. Fernando Madani – madani@maua.br
Prof. MSc. Murilo Zanini de Carvalho – murilo.carvalho@maua.br
Prof. MSc. Rodrigo Mangoni Nicola  – rnicola@maua.br

E tem mais: o grupo S.M.I.R. conta com o seu apoio para definir o nome do nosso ônibus autônomo! Acesse o nosso Instagram – @infomaua e envie sua sugestão via DM – mensagem direta, até 31 de julho de 2022! O criador do nome escolhido pela equipe ganhará um brinde exclusivo Mauá.

Confira mais projetos desenvolvidos pela equipe.

Robôs de serviço – desenvolvimento de uma plataforma robótica humanoide dotada de sistema de inteligência artificial para atuar como robô de serviço em tarefas de assistência pessoal.
A ideia é um ambiente integrado com estrutura física de um robô humanoide e seus acionamentos, sistema de visão estéreo, sistema de captura e reconhecimento da fala humana, sintetização de voz e sistema de áudio, Inteligência Artificial para assistência pessoal e Inteligência Artificial para aprendizagem de máquina. A plataforma é autônoma e com todos os recursos computacionais e sensoriais embarcados.

Sistemas de Manufatura Inteligentes e Manufatura Digital – tem como objetivo principal a integração entre máquinas, equipamentos e sistemas de planejamento, monitoramento e gerenciamento remoto dos ambientes de Manufatura, atuando também no desenvolvimento de Equipamentos Industriais para realizar tal integração, permitindo a criação de uma planta fabril com maior grau de inteligência e auxiliando na economia de recursos, como energia, entre outros.

Transporte de materiais – a ideia é automatizar máquinas e empilhadeiras para otimizar e agilizar o processo de transporte de materiais em fábricas e armazéns.

#GruposDePesquisa #PesquisaAplicada #MauaeaPesquisa #Engenharia #ControleEAutomacao #Automacao #SistemasMecatronicos #InteligenciaArtificial #Robotica #vaiMaua

One Reply to “Ônibus autônomo: uma realidade próxima no Campus da Mauá!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.