Roboto Lab: confira o que rolou no evento da Japan House SP com a participação da Mauá

Roboto Lab | Exhibition | JAPAN HOUSE (São Paulo)

No período de 15 e 20 de março, a Mauá participou do Roboto Lab, evento inédito promovido pela Japan House SP que apresentou o universo da robótica por meio de uma programação gratuita, envolvendo exposição, apresentação de sumô de robôs, oficinas e palestras com especialistas da área acadêmica e indústria brasileira e japonesa.

Roboto(ロボット)significa robô em japonês. Com uma expografia high tech que recriou a atmosfera de laboratórios de Engenharia e de Tecnologia Experimental, o ‘Roboto Lab‘ ofereceu uma imersão completa no universo da robótica, uma vez que os visitantes puderam interagir com um painel que trazia um “Raio X” dos robôs, além de controlar as máquinas, assistir a demonstrações de braço mecânico e várias outras atividades.

A exposição apresentou a história e conceitos básicos da robótica e trouxe um panorama das influências desses princípios na vida cotidiana.

Além do Instituto Mauá de Tecnologia, que integrou a equipe técnico-científica e educacional, a ação teve apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, JETRO, NEC, Mitsubishi Electric, Pilot e ZOOM Education for Life.

No dia 14 de março houve a abertura do evento, além da assinatura do Convênio de Cooperação Técnico-Científica e Educacional entre o IMT e Japan House SP

Confira os bate-papos que rolaram na 1.ª edição do Roboto Lab!

1) Competições robóticas e sua aplicação na sociedadeAs competições robóticas, como o Sumô de Robôs, são realizadas no mundo inteiro e desempenham um papel importante no desenvolvimento da robótica. Por outro lado, a maneira que as competições robóticas contribuem para a sociedade também é uma questão importante. Nesta palestra com o Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, e o Prof. adjunto do Instituto de Tecnologia Nishinippon, Yasunori Takemura, foi discutido como essas competições podem atuar na sociedade e na educação.

2) Panorama dos robôs na indústria
Como parte da programação do ‘Roboto Lab’, este encontro entre Jaime Perroti, especialista em Marketing na área de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, e o Prof. Dr. Fernando Madani, coordenador e professor do curso de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Mauá de Tecnologia, que contou com a mediação de Eric Klug, Presidente da JHSP (graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo – 1993), teve como tema central a aplicação e uso de robôs dentro de um ambiente produtivo industrial.

3) Robot Experience Design – Como conviver com robôs?Nesta palestra, a especialista em robótica japonesa, Shoko Takahashi, CEO da empresa Incubion, apresentou as práticas do dia a dia para a convivência entre humanos e robôs. Mediação do professor da Mauá, Anderson H. Moreira.

4) Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-JapãoNesta palestra, Cristiano Blanez, diretor de Inovação na NEC no Brasil, Tatiana Nagamine, Analista Econômica nos programas de Inovação e Invest Japan da JETRO São Paulo, Antônio Makiyama, CEO da startup brasileira VIVAX, e o mediador Eric Klug, Presidente da JHSP (graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo – 1993), mostraram como a inovação e a tecnologia têm criado novas pontes, inclusive comerciais, entre Brasil e Japão. Antonio Makiyama é engenheiro contou como estabelecer conexão com FAPESP e JETRO e conseguir abrir sua própria startup no ramo de robótica.

5) Tour pela ativação “Roboto Lab” e preparação das equipes de sumô de robô
https://youtu.be/dUYC1rgV9Ro
https://youtu.be/PuDjM0rD_H8

6) Demonstração de sumô de robôs – 19/3
7)
Demonstração de sumô de robôs – 20/3
Foram 12 equipes, entre elas a Kimauánisso Robotics Team, da Mauá, que participaram de demonstrações de robótica. Com entrevistas e apresentação do prof. Anderson H Moreira.

[15 a 20.03.2022] Parceria Mauá e Japan House SP | Roboto Lab

#RobotoLab #Kimauanisso #robotica #Engenharia #ControleEAutomacao #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.