Mauá e a Pesquisa: conheça os grupos das áreas de Engenharia de Alimentos!

As Pesquisas são um passo fundamental no processo de concepção de qualquer bem ou serviço, pois geram conhecimento para aperfeiçoá-los.
Aqui na Mauá são desenvolvidos Grupos de Pesquisa que envolvem o nosso time de professores, especialistas e também os nossos alunos!

Entre os grupos, há dois na área de Engenharia de Alimentos que serão o destaque de hoje!

1) Desenvolvimento e Conservação de Produtos Alimentícios

Os trabalhos desenvolvidos por esse grupo têm por objetivo avaliar e otimizar processos de conservação de alimentos e desenvolver novos produtos e processos para a Indústria Alimentícia. Os principais projetos são direcionados à conservação de alimentos, ao desenvolvimento de alimentos com propriedades funcionais e ao aproveitamento de resíduos agroindustriais.

2) Sistemas Particulados

O grupo de pesquisa em Sistemas Particulados desenvolve trabalhos na área de fluidodinâmica, secagem convectiva, liofilização, aglomeração e recobrimento de partículas, com ênfase em aplicações nas indústrias química, alimentícia e farmacêutica. Os principais equipamentos utilizados nos estudos são: secador de bandejas para obtenção de dados de cinética de secagem de materiais, leito fluidizado de seção retangular que também pode operar no regime de pulso-fluidização, leito fluidizado tipo Wurster de seção circular para operação de recobrimento de partículas e aglomeração, secador semi-industrial tipo “spray-dryer” com disco atomizador e liofilizador. As pesquisas desenvolvidas versam sobre a determinação da cinética de secagem de materiais, desenvolvimento de produtos em que a operação de secagem é parte fundamental do processo, desenvolvimento de formas farmacêuticas de liberação modificada com base em pellets, aglomeração de proteínas com compostos bioativos de polpa de fruta para a obtenção de pós instantâneos e liofilização de polpas de frutas.

A prof. ª Dr.ª Eliana Paula Ribeiro conta agora como funciona o processo de pesquisa do grupo 1, que é coordenado por ela, e a continuidade do processo que é desenvolvido pelo grupo 2, orientado pela Prof.ª Dr.ª Kaciane Andreola, no atual Estudo de Aplicação da Polpa e da Casca do Coco.

#MauaEAPesquisa #PesquisaAplicada #GruposDePesquisa #Engenharia #EngenhariaMaua #EngenhariaDeAlimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.