Eureka 2021: exposição reunirá 170 TCCs da Mauá nas áreas de Administração, Design e Engenharia

Mais uma Eureka Mauá está chegando e você não pode perder!

Esta é a 27.ª edição do evento que reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

CADASTRE-SE E PARTICIPE >> eureka.maua.br

Trata-se de uma tradicional exposição que tem o objetivo de apresentar à comunidade local, comunidade acadêmica e aos diversos nichos de mercado, propostas e soluções inovadoras que buscam sanar os maiores problemas da humanidade, em áreas como meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, energia, negócios, entre outros.

Devido à pandemia, mais uma vez o evento será em formato on-line. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os convidados encontrarão um cenário de inovação, criatividade e muita tecnologia, que busca conectar o ambiente acadêmico ao empresarial.

Anote na agenda!
Data: de 22 a 24 de outubro, das 13h às 21h, on-line
Gratuito
Informações e inscrições:  https://eureka.maua.br/

Fique por dentro de alguns trabalhos que serão apresentados na Eureka 2021!

A integração do BIM e do IoT no Smart Campus Mauá

Esse grupo de Engenharia Civil aplicou um Gêmeo Digital para fazer o monitoramento virtual da iluminação, presença e temperatura nos Blocos D e E do Smart Campus da Mauá a partir da integração de IoT (Internet of Things) e BIM (Building Information Modeling).
Eles mostraram que não brincam em serviço e foram premiados no Forge Hackathon 2021, conquistando a categoria de aplicação de gêmeo digital mais criativo utilizando o Forge da Autodesk.

Solução para o Agronegócio: biossegurança em alimentos – análise de microtoxinas em soja

A indústria do Agronegócio busca a qualidade de seus produtos de forma cada vez mais rápida e eficiente. Sendo assim, o controle de qualidade para a análise de microtoxinas de seus produtos requer cada vez mais, uma fácil execução, baixo custo e mínima preparação da amostra. A partir disso, o trabalho proposto pelos formandos de Engenharia Química tem o intuito de desenvolver e avaliar uma metodologia para análise mais rápida via espectrometria no infravermelho próximo (NIR) de microtoxinas, buscando um (ou mais) parâmetros eficientes.

Solução para a Saúde: simulação do escoamento do sangue em aneurisma de aorta abdominal

O trabalho do grupo de Engenharia Mecânica tem como objetivo estudar o escoamento de sangue em aneurisma de aorta abdominal, visto que ocupa o primeiro lugar no índice de mortalidade de doenças cardiovasculares e se destaca pelo crescimento gradual e assintomático. Com um maior entendimento da distribuição de pressão e tensão na parede do vaso da região afetada, será possível melhorar os diagnósticos e reduzir a mortalidade da doença.

Alimentos para pets: refresco em pó para cachorros

A categoria de alimentos alternativos para pets é um dos setores de maior crescimento no mercado “pet food“. Este trabalho de Engenharia Química visou desenvolver um alimento complementar em pó para cachorros, garantindo benefícios nutricionais e estimulando o aumento da ingestão de água, combinando inovação, saúde e bem-estar. O pó foi obtido no processo de secagem em spray drye” e no liofilizador. Foi avaliada a influência operacional e de diferentes composições da formulação do processo e a qualidade do pó obtido.

Energia sustentável: projeto e otimização de uma turbina eólica de pequeno porte (TEPP)

O trabalho de Engenharia Mecânica visa desenvolver novas geometrias de pás eólicas, e otimizar o projeto de pá já existente, para reduzir a velocidade de entrada (cut-in) da turbina eólica instalada no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Complementando o TCC “Levantamento do potencial eólico do Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia através de um Aerogerador” realizado em 2019, o levantamento de dados do potencial eólico do IMT será retomado para maior coleta de dados.

Meio ambiente e sustentabilidade: biopolímero de semente de abacate para talheres descartáveis

O consumo excessivo de plásticos e seu posterior descarte inadequado geram grandes impactos ambientais. Por isso, foi desenvolvido um estudo da utilização do amido proveniente da semente do abacate como matéria-prima para a produção de um biopolímero utilizável na fabricação de talheres descartáveis.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos: desenvolvimento de gel hidratante facial com proteção à luz artificial

Ao analisar o cenário atual, observa-se um aumento do uso de meios eletrônicos na pandemia, que emitem uma luz visível, mais conhecida como luz azul artificial, sendo prejudicial para as células da pele, promovendo, assim, o envelhecimento precoce. Com isso, foi projetado um cosmético que se adapte com a rotina de cuidados com a pele incluindo a proteção das radiações emitidas por aparelhos eletrônicos.

Moda para o desenvolvimento infantil: Imaginaê

Pesquisas afirmam que o uso excessivo de aparelhos digitais, fato cada vez mais recorrente e impulsionado pela situação da pandemia atual, trazem prejuízo à saúde, especialmente para os pequenos. Assim, é preciso implementar outras atividades na rotina das crianças, minimizando o uso de telas e supervalorizando brincadeiras lúdicas. Esse projeto de Design tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento infantil a partir de uma indumentária, exercitando o autoconhecimento e a imaginação da criança.

Há muito mais por vir!
Ficou curioso? Então não perca a Eureka 2021!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022!
Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso.
maua.br/vestibular

#EurekaMaua2021 #TCC #TCCsMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.