Bateria Mauá – Clube da Manga: 25 anos de história!

Siga a Bateria Mauá – Clube da Manga nas redes sociais! Facebook | Instagram

A Bateria Mauá – Clube da Manga nasceu para promover alegria e descontração às apresentações da instituição e para propagar o conhecimento e amor pela cultura e pela música!


Em 2021, a Bateria celebra 25 anos de harmonia e de muitas histórias. E os representantes da Bateria Mauá – Clube da Manga, contaram ao BLOG da Mauá um pouco da história e ações que realizam. Confira!

BLOG da Mauá: Como surgiu a Bateria Mauá – Clube da Manga?
Clube da Manga: A Bateria Mauá – Clube da Manga foi criada em 1996, com o comando do nosso veterano Leandro Cabral, apelidado de Faustão. Surgiu da vontade dos alunos de representar a Mauá em jogos e decisões esportivas e demonstrar seu amor pelo samba.

BLOG da Mauá: Como os alunos e alunas podem participar da Bateria?
Clube da Manga: Todos os alunos, sendo veteranos ou calouros, podem ingressar como ritmistas na Bateria Mauá em qualquer época do ano. Não há seletivas e não é obrigatório que o aluno tenha conhecimento ou saiba tocar instrumentos. Basta ter vontade de aprender e disposição para participar de uma grande família, como nós chamamos.

BLOG da Mauá: Como é o dia a dia de ensaios e eventos?
Clube da Manga: Nossos ensaios ocorrem sempre aos sábados, das 14h às 17h, na Praça Mauá. Nesses ensaios ensinamos as levadas dos instrumentos, os breques que possuímos. Nós aproveitamos esse momento para nos conhecermos melhor.

BLOG da Mauá: Como a Bateria reagiu com a pandemia?
Clube da Manga: Neste momento tão difícil que estamos enfrentando, nos adaptamos para ensaios em formato EAD, orientando os veteranos e calouros a criarem instrumentos caseiros e praticarem da forma que for possível.
Nossos mestres têm ensinado as levadas e breques tocando em objetos de casa, para que o aprendizado não deixe de existir. Sempre realizamos ligações de vídeo em grupo para fortalecer os laços entre os ritmistas.

BLOG da Mauá: Nesses 25 anos de Bateria, quais foram os marcos e o que aprenderam até aqui? Quais os planos futuros?
Clube da Manga: Entre todos os aprendizados que obtivemos nesses 25 anos de Bateria, podemos destacar alguns:
A. Soft Skills
A Bateria é multidisciplinar e possibilita que grande parte de seus integrantes participem ativamente de atividades de gestão: gestão financeira, gerenciamento de projetos, marketing, publicidade, suprimentos, estoque, logística, desenvolvimento de eventos e gestão de pessoas são exemplos de atividades que os ritmistas podem abraçar dentro de poucos meses na entidade.
Fazer parte da administração da bateria tem se mostrado, ao longo dos anos, um fator positivo em processos seletivos e início de carreira dos que optaram por seguir nesses cargos.
As soft skills que esses ritmistas desenvolvem, unidos à forte base técnica absorvida na Mauá, tornam o ritmista da Bateria um ótimo jovem profissional do mercado e forte candidato em processos seletivos.
B. Trabalho em Equipe
A união e o trabalho em equipe são os principais pontos de relevância para o desenvolvimento e sucesso da bateria.
Se um componente se atrasa, a Bateria está atrasada. Se um componente erra uma nota musical, a Bateria toda erra. Se um membro não está bem para tocar, faltará um instrumento no ritmo.
C. Equilíbrio
Equilibrar a rotina dura dos estudos e trabalho com uma atividade extra é um ponto importante. Desde a sua formação, a Bateria busca amenizar essa rotina corrida em um ambiente agradável, acolhedor e descontraído.
D. Acolhimento
A entidade não possui nenhum requisito inicial e vem evoluindo ao longo dos anos, se tornando uma organização que carrega diversas bandeiras de diversidade e inclusão.
Nós abordamos assuntos relevantes à sociedade e defendemos causas importantes, fazendo com que a Bateria se torne um ambiente inclusivo, diverso e respeitoso.
Bandeiras como igualdade de gêneros, combate à LGBTfobia, posicionamento antirracista e participação ativa em causa sociais fazem parte de nosso dia a dia, além de promovermos a inclusão de alunos e alunas oprimidos, transformando a vida dos membros e promovendo a cidadania.
E. Integração
O universo de Baterias Universitárias cresceu muito nos últimos anos e são inúmeras as oportunidades de relacionamento entre instituições.
A Bateria Mauá, nos últimos anos, vem se tornando extremamente conhecida, participando de eventos, defendendo e apresentando o nome da Mauá para outras entidades do Estado e do País.
Essa integração permitiu uma visibilidade incrível e já faz parte do nosso DNA.
F. Conhecimento Musical
Apesar de a grande maioria dos alunos ingressarem na Bateria sem conhecimento musical, com os nossos ensaios e transmissão de conhecimento, hoje temos alguns membros e ex-membros que ingressaram em Baterias de Escolas de Samba de São Paulo, inclusive escolas do Grupo Especial.


BLOG da Mauá: Qual mensagem que a Bateria quer deixar aos leitores?
Clube da Manga: A principal mensagem que queremos deixar é permitam-se apaixonar por novos caminhos.
Para muitos alunos, fazer parte de uma entidade musical pode parecer não agregar valor à sua trajetória educacional. Mas, observando o que podemos absorver com essa experiência, é possível observar a importância de abrir a porta para a vivência de um ensino musical.
A Bateria Mauá – Clube da Manga, assim como todas as outras entidades da instituição, quer promover o sentimento de amor e amizade.
Por fim, deixamos registrado que nossas portas estão e estarão sempre abertas, durante todo o ano, para aqueles que se identificam conosco ou que buscam um escape e esperam participar de um ambiente de descontração e aceitação, onde todos possam se encaixar.

Avante, Bateria! Parabéns pelos 25 anos de dedicação e alegria!

#BateriaMaua #ClubeDaManga #Bateria #25Anos #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

2 Replies to “Bateria Mauá – Clube da Manga: 25 anos de história!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.