Mauá no mundo: depoimento do aluno Rafael Panteri Nakahara, atualmente em intercâmbio no Japão

Rafael obteve destaque no blog Engenharia360 com sua matéria sobre Smart Cities e sustentabilidade

Rafael Panteri Nakahara, estudande de Engenharia Elétrica da Mauá.

Meu nome é Rafael Panteri Nakahara, sou aluno do Instituto Mauá de Tecnologia. Estudo Engenharia Elétrica e estou no terceiro ano.

Escolher o curso não foi uma tarefa fácil. De fato, sempre tive maior interesse por física e Matemática no colégio. Mas foi apenas no último ano que tive certeza e tomei a decisão final.

Os relatos que ouvia sobre a Mauá sempre foram muito positivos. E pude comprovar isso quando realizei o vestibular. Passear pelo campus, ver as salas de aulas e laboratórios de ponta me certificou de que havia escolhido o curso certo. Quando saiu o resultado do vestibular, não pude ficar mais feliz. A Mauá, todos os anos, parabeniza os primeiros colocados com uma Bolsa Integral para os cinco anos do curso. E eu estava entre eles.

Com o início das aulas, tive ainda mais certeza de que tomei a decisão correta. A estrutura e o apoio da Mauá com os alunos são muito fortes. O corpo docente é excelente e me fazem ter muito orgulho de estudar nessa Universidade.

Minha intenção na Engenharia é continuar na área acadêmica e me tornar professor universitário, grande parte por causa desses mestres e doutores que conheci na Mauá.

INTERCÂMBIO
Eu nunca tinha cogitado a ideia de intercâmbio até receber um e-mail do grupo de Relações Internacionais da Mauá. Uma oportunidade de bolsa para estudar fora. Desde o começo, tive o apoio dos professores e coordenadores que me ajudaram com carta de recomendação e escolha das matérias. Recebendo todo o suporte da Secretaria e Relações Internacionais, pude concretizar essa experiência e hoje sou aluno também do Instituto de Tecnologia Shibaura, no Japão.

Shibaura Institute of Technology

Viver em outro país é enriquecedor em diversos sentidos. Aprender costumes e culturas diferentes dos meus é maravilhoso e estou crescendo muito como pessoa. Essa diferença se reflete nas aulas também. Aumentar meu conhecimento com matérias que não teria no Brasil é fantástico.

Antes de vir para o Japão, recebi a proposta do blog Engenharia360 para produzir conteúdos e ser correspondente internacional. A ideia me encantou e aceitei de imediato. É uma grande oportunidade poder participar desse projeto de divulgação cientifica séria, realizado pelo grupo. Ainda mais com a quantidade de FakeNews que são compartilhadas atualmente. Tenho alguns textos já publicados na página e continuo produzindo outros.

Sua matéria em destaque no blog Engenharia 360

Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão

A ideia para o texto de Smart Cities saiu de uma aula onde um professor comentou sobre essa tendência no Japão. Pesquisando sobre o assunto percebi a importância da tecnologia, principalmente no campo da sustentabilidade. Acredito que essa proposta de cidade se tornará cada vez mais comum no futuro.

Vale ressaltar que passo por essa experiência em um momento em que enfrentamos uma pandemia mundial. Estar longe de familiares e amigos em um cenário tão delicado é desafiador. Mas será uma experiência única e enriquecedora.

Conheça os cursos de Graduação em Engenharia, Administração e Design da Mauá e se inscreva para receber informações sobre o Processo Seletivo 2021!

#intercambista #Japao #ShibauraInstituteofTechnology #IntercambioJapao #RelacoesInternacionaisMaua #intercambio #exterior #MobilidadeAcademica #GraduacaoSanduiche #DuplaDiplomacao #Engenharia #EngenhariaEletrica #Administracao #Design #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua #Vestibular #VestibularMaua #VestibularEngenharia #EngenhariaMaua #VestibularAdministracao #AdministracaoMaua #VestibularDesign #DesignMaua

2 Replies to “Mauá no mundo: depoimento do aluno Rafael Panteri Nakahara, atualmente em intercâmbio no Japão”

  1. Parabéns Rafael pelo texto e por sua dedicação.

    Tenho certeza que você está aproveitando muito bem a oportunidade de intercâmbio no Japão.

    Sua evolução é motivo de orgulho para nós, professores da Mauá, e para toda nossa comunidade.
    Continue assim!!!

    Tenho certeza que em breve teremos no mercado um excelente profissional de Engenharia Elétrica.

    Grande abraço,

    Wânderson

  2. Parabéns! Você não é apenas, e isso já seria excelente, um estudante que se destaca na vida acadêmica e um bolsista que aceita e cumpre desafios para construir sua formação profissional… Torço por você e me alegra saber dos sucessos que vai colhendo. Eu o conheci por ser amigo de meu sobrinho e me tornei admiradora por atitudes que revelaram ter um caráter fundado em educação primorosa semeada em uma índole de pessoa de bem… Desejo-lhe a melhor sorte que a sua dedicação e seu afinco certamente o levarão a colher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.