Recepção e Integração dos Calouros – PRINT Mauá 2020!

O Instituto Mauá de Tecnologia dá as boas-vindas aos novos alunos da turma 59!

No PRINT – Programa de Recepção e Integração dos Calouros Mauá 2020, foram feitas várias atividades – muitas de cunho social – que também permitiram aos novos estudantes a familiarização com a nova casa.

Confira o que rolou por aqui:

Mauá Rocket Challenge
As equipes dos alunos foram desafiadas a montar 02 foguetes com materiais reciclados (garrafas PET, papelão, retalhos de plástico), capazes de percorrer todo o comprimento de um campo de futebol oficial e atingir o gol com precisão. Os lançamentos foram feitos em plataformas padronizadas, após  pressurizar por bombeamento manual os foguetes parcialmente preenchidos com água. As equipes que produziram os melhores e mais aerodinâmicos foguetes e conseguiram dominar  os fatores envolvidos nesse lançamento (atrito, inércia, resistência do ar, ação e reação, força do vento etc) se sagraram vencedoras e receberam troféus.

Trote Solidário
O projeto Trote Solidário ainda tem o objetivo de promover a integração dos calouros dos cursos de Engenharia, Administração e Design, pois acredita-se que as práticas de boas-vindas e de acolhimento aos ingressantes, iniciadas no PRINT, favorecem a boa adaptação deles à vida acadêmica, refletindo no comportamento, na qualidade dos relacionamentos, no envolvimento, no rendimento, na satisfação com a instituição e na permanência nos cursos.
No Trote Solidário 2020 foram realizadas 4 oficinas em paralelo, com dinâmicas referentes à consciência social, sendo elas: construção de sementeiras a serem doadas à comunidades do município de São Bernardo do Campo – SP, confecção de tiaras e pulseiras para crianças do Instituto Ronald McDonald, customização de camisetas para crianças da Associação Beneficente Cantinho da MeiMei e personalização de canecas para idosos do Abrigo Irmã Tereza.

Dinâmicas e Oficinas
Os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer os alunos representantes dos diversos grupos da Mauá, que ao longo da graduação participam de atividades e competições acadêmicas que acontecem no Brasil e no exterior.

Global Challenges (ONU)
Utilizando a metodologia de Design Thinking, os(as) alunos(as) propuseram soluções para problemas da humanidade. Os temas para esta atividade foram inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável publicados pela ONU: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Sustentável, Ação Contra a Mudança Global do Clima, entre outros – acesse https://nacoesunidas.org/pos2015/ para saber mais. Os melhores trabalhos de cada sala foram premiados.

Atividades Esportivas e Culturais
No último dia, os calouros participaram de diversas atividades esportivas, como futsal, vôlei, basquete, yoga, pilates e crossfut, além de receber orientações sobre as seletivas das equipes de esportes. Também assistiram às apresentações sobre o Centro Acadêmico, Associação Atlética Acadêmica Barão de Mauá (AAABM), Centro de Esportes e Atividades Físicas (CEAF).
Puderam participar de oficinas (Bateria, Cheerleaders e Rugby), além de um campeonato de League of Legends, promovido pela equipe Mauá e-Sports.

[08 a 15.02.2020] PRINT Mauá 2020
Clique aqui e confira o álbum de fotos da semana!

#PRINTMaua #CalourosMaua #calouro ##IniciodasAulas #AnoLetivo #Comecou2020 #BoasAulas #Calouros2020 #CalourosMaua2020 #Turma59Maua #Engenharia #Administracao #Design #Tecnologia #Inovacao #Futuro #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.