Relacionamento com Colégios: conheça as atividades oferecidas para alunos do Ensino Médio!

Buscando auxiliar os alunos do Ensino Médio a descobrirem sua vocação, a Mauá desenvolveu uma série de atividades que são oferecidas às Escolas e Colégios, a fim de apresentar aos estudantes as possibilidades de carreira e os cursos oferecidos pelo IMT.

Aluno(a) ou professor(a), TOPA UM DESAFIO? Confira as 16 opções de atividades disponíveis e #vempraMaua!

 

Os alunos da Escola Comunitária de Campinas aceitaram e estão aprendendo a desenvolver um motor a combustão para veículos!

RELACIONAMENTO COM COLÉGIOS – INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

 

1) INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE ÁGUAS

A água é essencial em qualquer atividade do homem, não é mesmo? Como qualquer recurso natural, ela é limitada e apresenta diferentes características conforme o uso e função.

Por isso, essa atividade oferece uma visão global, com conceitos fundamentais e da legislação do Brasil, na obtenção de água com parâmetros físico-químicos e microbiológicos necessários ao seu emprego (uso/emprego e qualidade).

 

2) FABRICAÇÃO DE GELÉIA

No projeto “Fabricação de Geleia” você terá a oportunidade de produzir geleia em grande escala, de forma eficiente e segura. Você e sua equipe de projeto receberão metas, desafios e tarefas que deverão ser cumpridos com eficiência e excelência.

O objetivo principal deste projeto é adquirir noções fundamentais de um projeto de engenharia, bem como conhecer os diferentes segmentos de atuação de um Engenheiro de Alimentos.

 

3) CONTROLE DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

A proposta dessa atividade será utilizar um simulador em MatLab para estudar a dinâmica de motor de combustão interna e compreender a necessidade de estratégias de controle de modo que o funcionamento do motor atenda a requisitos preestabelecidos. A atividade exigirá o estudo do funcionamento dos motores de combustão interna e de gerenciamento eletrônico.

 

4) COMPETIÇÃO DE PONTE DE ESPAGUETE

É uma prática de ensino desafiadora e divertida, na qual o aluno é motivado a empregar o conhecimento obtido em sala de aula na prática. Os alunos deverão aplicar conhecimentos de forças e distribuição de carga, aplicar suas habilidades na solução de problemas para projetar e construir uma ponte de espaguete que satisfaça o regulamento da competição.

 

5) CIDADE SUSTENTÁVEL

As cidades estão cada vez maiores e mais complexas, tornando a sua administração um desafio.

Nessa atividade ofereceremos esse desafio aos alunos, onde simularemos no jogo SimCity problemas encontrados nas grandes cidades como trânsito, falta de água e de luz, poluição, coleta de lixo etc., para que os alunos os resolvam. Para ajudá-los nessas tarefas, iremos lecionar os princípios básicos de saneamento, transportes, sustentabilidade e urbanismo.

 

6) APLICATIVOS MÓVEIS PARA ANDROID

Durante a atividade serão desenvolvidos diversos aplicativos para Android com a finalidade de resolver diversos problemas do nosso cotidiano. Utilizar a câmera para tirar fotos, compartilhar imagens em redes sociais, utilizar o GPS para determinar sua localização e diversas outras funções! O objetivo principal é auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades em programação, demonstrando diversos conceitos de forma simples e aplicada.

 

7) FABRICAÇÃO DE CREME HIDRATANTE

O objetivo da atividade é apresentar uma visão sobre diferentes tipos de insumos, características e suas aplicações, além da preparação e desenvolvimento de formulações cosméticas, de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – Resolução 211/2005. A soma dos conhecimentos a serem adquiridos na Graduação constituirá uma etapa fundamental para o desenvolvimento da capacidade de otimizar e projetar sistemas em escalas laboratorial e piloto.

 

8) PROJETO DE MINI CARROS

As equipes irão projetar e fabricar seu próprio veículo em madeira, PVC ou materiais recicláveis. Com base em pesquisas e orientações do professor/instrutor, as equipes definirão o design e características do veículo, seus componentes e construção de um protótipo na oficina da Mauá. A construção envolverá todas as partes e componentes de um minicarro em verdadeira grandeza, que deverá ser testado e ter seu funcionamento aprovado. Ao final será realizada uma competição com todos os minicarros fabricados pelas equipes.

 

9) CIÊNCIA DOS FOGUETES

O projeto é construir um foguete, a partir de garrafas PET, uma plataforma de disparo e utilizando um compressor fazer “gol” no campo de futebol da MAUÁ.

O aluno aprende conceitos de: Aerodinâmica; Mecânica; Física (leis de Newton); Projetos.

 

10) VOANDO PELO CAMPUS

Vamos construir uma aeronave?

A atividade propõe, mediante aplicações práticas de conceitos teóricos, os
fundamentos da básicos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade de voo.

 

11) DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ MOVEL AUTÔNOMO

Se você já teve vontade de criar um robô, porém, nunca soube por onde começar, este projeto pode ser um grande começo para sua aventura no mundo da Robótica. Neste projeto você desenvolverá um robô móvel autônomo para participar de uma competição de corrida de velocidade. A corrida é totalmente realizada pelo robô sem nenhum auxílio externo, desde a partida até o desligamento do robô ao término da corrida. Você será desafiado a projetar, construir e programar o seu robô totalmente do zero, desenvolvendo habilidades de Mecânica, Eletrônica e Computação, as três áreas que compõem um Projeto Mecatrônico.

 

12) ARDUINO

Arduino é uma proposta de hardware e software livre que se espalhou por todo o mundo incentivando as pessoas a desenvolverem seus próprios protótipos de uma maneira bem simplificada.

Nesta atividade, trabalharemos com diversos projetos práticos que ajudarão a você a desmitificar a Eletrônica, a Robótica e as Linguagens de Programação. A cada encontro, uma experiência irá introduzir de uma maneira bem lúdica um novo recurso da nossa placa Arduino. Ao final do semestre, o aluno será desafiado a criar um projeto próprio utilizando todo o conhecimento adquirido.

 

13) APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PLATAFORMA LEGO MINDSTORMS

Esta atividade tem por objetivo apresentar aos alunos aplicações utilizando problemas contextualizados práticos com base na plataforma robótica da Lego, o Mindstorm, em sua terceira versão (EV3). Tal plataforma dispõe de sensores (toque, giroscópio, cor e ultrassom), servomotores, bloco inteligente (EV3), além de diversas peças da linha Techinic.

As aulas abordarão temas como: Vetores e Operações Vetoriais; Geometria de Figuras Planas; Estática; Lançamento Oblíquo; Limites e Taxas de Variação; entre outros temas.

 

14) LIXO ELETRÔNICO

O Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico no mundo. Nossa indústria de eletrônicos está crescendo exponencialmente a cada ano, desenvolvendo atualizações para seus produtos em períodos cada vez mais curtos.

Essa atividade tem como objetivo promover a educação ambiental e a aplicação do conceito de Criatividade, que é uma competência exigida para o profissional do século XXI, na busca de soluções inteligentes para vencer desafios, com a construção de experimentos de física utilizando material reciclado – lixo eletrônico.

Os trabalhos construídos pelos alunos serão distribuídos para escolas públicas que não possuam laboratórios de Ciência e que terão a finalidade de auxiliar a sociedade no processo de ensino-aprendizagem.

 

15) PROBLEMAS DO COTIDIANO DOMÉSTICO: SOLUÇÕES DE ENGENHARIA

O objetivo é solucionar problemas caseiros, tais como o mal funcionamento de eletrodomésticos (forno de micro-ondas; ferro de passar roupas; liquidificador, entre outros equipamentos de pequeno porte), além de problemas de limpeza ou mesmo de reuso de água, utilizando princípios de química e até problemas de administração das tarefas de uma casa.

 

16) DESENVOLVIMENTO DE MOTOR A COMBUSTÃO PARA VEÍCULO

O objetivo da atividade é modificar um veículo experimental visando a otimização do desempenho, através de alterações no motor e na transmissão, estudar as partes componentes de um motor de combustão interna (MCI) e avaliar os diversos tipos de combustíveis quanto ao seu desempenho e à emissão de gases.

 

Quer ter a Mauá em seu Colégio? Conte com o serviço de Relacionamento do IMT!

Para mais informações ou agendamento, entre em contato pelo telefone: 11 4239 3099 ou pelo email: relacionamento@maua.br / diego.felix@maua.br

 

#Relacionamento #EnsinoMedio #carreira #profissao #vocacao #vestibular #Maua #IMT #Graduacao #Engenharia #Administracao #Design #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.