Universidades do futuro: a multidisciplinaridade e sua contribuição para o mundo

Desde as escolas de educação de base até as universidades e escolas de especialização, torna-se cada vez maior a necessidade de reciclagem e de novos métodos para propagar o conhecimento.

As pessoas estão mudando e construindo um novo tipo de sociedade: nesta ‘nova era’ globalizada, o acesso à informação acontece em fração de segundos; o mundo inteiro está conectado e sedento por novas tecnologias e inovação; o mercado espera atitudes empreendedoras de seus profissionais, independentemente de sua área de atuação.

 

Diante desse cenário, a educação tradicional perde cada vez mais espaço – e sentido. Um mundo extremamente conectado vem provando que já ultrapassou as barreiras geográficas e que precisa de pessoas com um novo mindset – o da INOVAÇÃO.

A ideia, portanto, é conectar, unir, complementar, mas ao mesmo tempo desprender e, com isso, evoluir, avançar. E a multidisciplinaridade vem sendo adotada no dia a dia dos estudantes para que eles estejam cada vez mais preparados a enfrentar os novos desafios.

 

Multidisciplinaridade na educação

A interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade na educação consiste em uma tendência para atender, especialmente, às novas exigências do mercado. Um profissional que não enxerga esse novo conceito pode querer “nadar sozinho e acabar morrendo na praia”.

Projetos e Atividades Especiais – PAE Mauá

Hoje é correto afirmar que é quase impossível uma área específica da ciência – e do conhecimento como um todo – caminhar sem a contribuição enriquecedora de outras áreas. Portanto, torna-se necessário criar um ambiente para incentivar o(a) estudante a “pensar fora da caixa”, onde ele(a) poderá compartilhar ideias com outros(as) alunos(as), conhecer novas visões de um mesmo problema (e suas diferentes possibilidades de solução), fazer networking, inovar, empreender e, principalmente, entender a importância de sua contribuição no ininterrupto processo de evolução do mundo!

 

Aqui na Mauá, por exemplo, já é possível contemplar Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs desenvolvidos por alunos de diferentes áreas. Isso porque o ambiente contribui para que os (as) alunos(as) entendam a necessidade de somar esforços e trabalhar em conjunto para alcançar a inovação. 😉

A Mauá também investiu em novos laboratórios e em Projetos e Atividades Especiais – PAEs que, diferentemente do que se encontra na maioria das universidades brasileiras, foram desenvolvidos para incentivar esse intercâmbio de conhecimento. Aqui, é comum a expressão “Tripé da Inovação”, que consiste na integração das suas áreas estudadas: Administração, Design e Engenharia. Alunos de distintos cursos podem participar de PAEs e de TCCs em conjunto agregando conhecimento, além de contar com diversas oportunidades de interação com profissionais do mercado agregando ainda mais valor nessas experiências.

 

#FICAADICA Para “surfar nessa nova onda” é necessário ter um bom preparo. Vestibulando, independentemente da área em que deseja imergir, busque o conhecimento multidisciplinar para obter destaque conquistar o sucesso profissional. 😉

 

O período de inscrições para o próximo Vestibular da Mauá está próximo. Clique aqui, cadastre-se e fique por dentro das novidades. 😉

 

#multidisciplinar #interdisciplinar #Engenharia #Administracao #Design #ciencia #tendencia #empreendedorismo #inovacao #infraestrutura #laboratorios #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua #vempraMaua #OProximoEstaProximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.