The Voice e sua carreira: batalha de talentos da vida real

Você é daqueles(as) que adoram assistir à competição musical, The Voice? 🙂

#quemnunca parou tudo o que estava fazendo só para dar, ao menos, uma espiadinha na televisão para admirar os novos talentos? Ou, ainda, chorou, sorriu e se emocionou com as vozes dos(as) competidores(as)?

Você já parou para pensar como essa batalha de talentos é extremamente parecida com a vida de um(a) estudante, principalmente na fase universitária? Não? Ok, nós explicamos: saiba desde já que a vida é uma constante batalha e para fazer as empresas ‘virarem a cadeira’ e darem uma chance a você no mercado de trabalho será necessário colocar a mão na massa e, principalmente, acreditar no seu potencial!

 

O programa de talentos possui três fases. Vamos, agora, entender como funciona cada uma delas em nosso cotidiano.

 

1) TESTE CEGO

[VESTIBULANDO, ANOTE ESTA DICA] Estratégias para ‘virarem a cadeira’ para você na hora da seleção!

Imagine só as centenas de milhares de currículos que as empresas recebem o tempo todo. Como obter destaque em meio a tantas opções?

Na vida real, a batalha começa na vida acadêmica. Para tentar buscar, lá na frente, uma chance maior de ser ao menos considerado numa entrevista de emprego, especialmente quando ainda não há uma experiência profissional, é necessário identificar o quanto antes todos os seus talentos e aptidões, e melhorá-los o máximo possível!

Se você está na fase de prestar o vestibular, conte com os testes vocacionais e procure identificar as profissões que vão ao encontro do que gosta de fazer!

Quando ingressar na universidade, seja engajado: aproveite as oportunidades de atividades de competição acadêmica, atividades extracurriculares, iniciação científica, monitoria, tutoria e tudo o que possa desenvolvê-lo(a) para iniciar sua vida profissional.

Ao chegar na entrevista, os jurados (ou melhor, recrutadores) sentirão sua sintonia com seus objetivos x objetivos da empresa e pronto – cadeiras com boas propostas “virarão” para você, dando, muitas vezes, a sua possibilidade de escolha da melhor oportunidade! 😉

 

2) BATALHA

Depois de tanto trabalhar para conquistar uma vaga, você pensa que acabou? Sentimos muito informá-lo(a) que a batalha apenas começou!

Ao chegar numa empresa, você terá muitos profissionais para competirem com você. Basicamente, será você, seus colegas e seu chefe x o(a) outro(a) profissional, seus(suas) colegas e seu(sua) chefe na disputa por seu ‘lugar ao sol’.

Lembra que a primeira fase foi “às cegas”? Agora é hora de provar que a empresa fez uma boa escolha e que você está preparado(a) a ‘cantar melhor’ e vencer os desafios – famosos ‘leões’ – diários!

Dicas: nunca pare de estudar; tenha claro os objetivos da empresa e as funções de cada colaborador e setor; acredite em você e dê o seu melhor; seja o funcionário 110%.

 

3) É HORA DO SHOW SOLO, ONDE SÓ OS MAIS FORTES SOBREVIVEM!

Se a sua pretensão é galgar altos cargos, seja humilde, honesto(a), mas firme e decidido(a). Com as dicas acima, busque oportunidades na sua empresa – ou crie oportunidades, caso queira uma ‘carreira solo’ – e classifique as metas tangíveis, de curto, médio e longo prazos (tendo metas definidas, fica mais claro as ações que deverão ser tomadas para alcançá-las).

São poucos os que sobrevivem nessa fase. Como numa ‘peneira’, se você provar os seus diferenciais, vai chegar lá. E quando derem a oportunidade, encante!

 

Lembre-se: você é do tamanho de seus sonhos. Não se influencie com as opiniões ou críticas alheias, só você é capaz de mensurar e tangibilizar suas metas e objetivos. 😉

E para qualquer desafio, use a sigla AME-SE:

A = alinhamento dos objetivos;

M = mensuração desses objetivos (“O que eu preciso fazer para chegar lá”);

E = estudo. É hora de dedicar-se ao aprendizado e preparo, sempre com foco nos objetivos;

S = seleção das melhores ações e oportunidades, também com foco nos objetivos;

E = excelência! Aqui você ganha o ouro! Torna-se um excelente profissional, preparado e apto aos maiores desafios!

 

O próximo vestibular da Mauá está próximo. E quem faz o pré-cadastro fica sabendo em primeira mão todas as novidades >> https://www.maua.br/vestibular 

 

#TheVoice #TheVoiceBrasil #TheVoice2018 #vestibular #IMT #carreira #vestibulando #Administracao #Design #Engenharia #OProximoEstaProximo #vestibular2019 #vempraMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.