Propor melhorias para mudar o mundo! Conheça o papel do Designer de Produtos

Você se considera criativo, proativo e apto a ajudar as pessoas? Se a resposta for afirmativa, já considerou ser um designer? 😉

 

Dos itens mais complexos aos mais simples, o designer de produtos é o profissional que tem a missão de identificar as necessidades da sociedade e sanar esses problemas por meio de serviços/produtos que sejam atrativos/desejáveis.

Imagine só a concepção de um veículo: é preciso entender as tendências, os pontos que devem ser melhorados, definir o formato, cores, espaço, pensar no conforto, ergonomia (estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como uma e outra interagem), economia, impactos no meio ambiente, entre outros.

Quer um exemplo mais simples? Vamos imaginar, então, os inúmeros potes plásticos para alimentos que você encontra em sua cozinha. Se um designer não tivesse identificado e pensado no método de encaixe para organizá-los, já imaginou quanto espaço você perderia nesse ambiente (sem contar a bagunça…)?

Nada é grande ou pequeno demais para este profissional. Onde for necessário, ele estará lá para buscar soluções criativas. 😉

 

Onde um designer de produto se encaixa no mercado?

Você se lembra que a Mauá oferece cursos de graduação em Engenharia, Administração e Design? Isso não é por acaso.

Essas áreas são interligadas no mercado e exige do profissional um conhecimento multidisciplinar. O designer de produtos atua com engenheiros e deve ter uma visão empreendedora! 🙂

Missão do designer de produtos: identificar os problemas (realizar, por exemplo, uma pesquisa etnográfica = estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais), analisar tendências e propor soluções.

Missão do engenheiro: contribuir com as soluções, analisar viabilidade e colocar a mão na massa/fazer acontecer!

IMPORTANTE: se você pretende ter uma carreira internacional, essa formação será seu passaporte! 😀

Muitas oportunidades excelentes estão disponíveis em todo o mundo. A Mauá orgulha-se em saber que dezenas de ex-alunos já estão trabalhando fora. Pensar – e viver – ‘fora da caixa’ é a grande promessa da área! Incrível!

 

Essa profissão é a minha cara! O que fazer para ter uma carreira bem-sucedida?

Você já considerou estudar na Mauá? 🙂

O curso de Design na Mauá possui nota máxima no MEC e surgiu com o intuito de desenvolver as habilidades criativas dos alunos de forma a atender as necessidades dos usuários e gerar soluções estéticas e funcionais para produtos de pequena, média ou grande escala.

A graduação em Design na Mauá tem abordagem técnica e prática, que exercita o raciocínio crítico e incentiva a pesquisa nas áreas do Design, preparando os alunos para se tornarem profissionais capazes de ter uma visão de todo o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, sendo capaz de melhorar diversos aspectos da sociedade. O curso também oferece a possibilidade de dupla diplomação pelo acordo de cooperação com a De Montfort University na Inglaterra.

O profissional de design pode atuar nos mais variados ramos do mercado: no desenvolvimento de produtos e serviços para empresas, em escritórios de design ou agências de publicidade ou ainda como Designer Autoral, trabalhando no desenvolvimento da sua própria linha de produtos.

 

 

#Design #designer #carreira #graduacao #profissao #DesigndeProduto #designerdeproduto #InstitutoMaua #IMT #DuplaDiplomacao #DMU #MEC #reconhecimento #intercambio #oportunidade #vestibular #vestibular2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.