Como funciona a Iniciação Científica na Mauá?

A Mauá trabalha incessantemente para desenvolver as competências e as aptidões dos seus alunos, e aqueles que almejam dedicar-se ao ramo da Pesquisa podem contar com a Iniciação Científica!

O objetivo da Iniciação Científica é inserir nas atividades de pesquisas científicas e tecnológicas os estudantes de graduação com pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados nesse área. Nesse contexto, o Programa de Iniciação Científica Mauá visa colocar o aluno em contato com os fundamentos teóricos e as metodologias práticas/aplicadas para desenvolver um projeto com acompanhamento de um professor orientador.

Sob a orientação do prof. Dr. José Alberto Domingues Rodrigues, o programa conta com a possibilidade de solicitação de bolsas duas vezes ao ano:

 

(1) até 14/02 para bolsas com duração de 01/03 a 31/12; e

(2) até 05/08 para bolsas com duração de 01/08 a 31/07 do ano seguinte.

 

O procedimento de participação no Programa de Iniciação Científica Mauá requer inicialmente que o aluno interessado procure um professor orientador que desenvolva pesquisa no tema de interesse ou vice-versa. Nós sugerimos que você, aluno Mauá, acesse esse link para obter mais informações das áreas de pesquisa desenvolvidas no Instituto Mauá de Tecnologia (Educação em Engenharia; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; Engenharia de Materiais; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção) e as oportunidades abertas.

Após esse contato e uma vez que o professor e você, aluno, estejam de acordo, deverá ser apresentado pelo professor orientador um pedido de bolsa de Iniciação Científica para o aluno. 😉

 

Confira alguns projetos que foram apresentados no 8.º Seminário Mauá de Iniciação Científica!

 

Virtualização de Linha Produtiva Automobilística

Sob a orientação do professor Daniel de Oliveira Mota, o estudante Pedro Piccolo Anauate desenvolveu a pesquisa na qual propõe a criação de modelos computacionais para, além de mapear todo processo produtivo, identificar oportunidades de melhorias para atender ou superar a expectativa de demanda.

 

Ferramentas Didáticas no Ensino de Resistência dos Materiais 

Gabriela C. de Sá Mariusso contou com o apoio do prof. Januário Pellegrino Neto para desenvolver uma animação em vídeo para o estudo de propriedades como Momento Estático, Momento de Inércia e Produto de Inércia, além da área e Centro de Gravidade de superfícies planas comumente encontradas nas seções de estruturas da Engenharia Civil.

 

Análise de Estruturas pelo Método dos Elementos Finitos 

Desta vez o prof. Januário Pellegrino Neto orientou o aluno Matheus Sanches dos Santos a realizar estudos e análises de estruturas utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF). 😉

 

Quer conhecer todos os projetos desenvolvidos até hoje? Clique aqui!

O 9.º Seminário Mauá de Iniciação Científica acontecerá em 12 de dezembro de 2017, das 8h às 12h, nos auditórios Alpha, Beta e Gama. Nós esperamos você para prestigiar os novos trabalhos que serão apresentados! 😀

 

Confira, neste link , todos os detalhes do Projeto de Iniciação Científica da Mauá! 😀

 

#IniciacaoCientifica #Engenharia #eusouMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.