5 livros de Empreendedorismo que você precisa ler

Gosta de ler? Então você sabe que o livro é um grande aliado do conhecimento! Hoje o BLOG da Mauá traz dicas para os leitores apaixonados por empreendedorismo. 😉

Cada vez mais, o mercado exige do profissional algo chamado: multidisciplinaridade. Hoje, não basta ser um especialista em um determinado assunto; o que garante o sucesso profissional é saber lidar com os desafios diários, por meio de múltiplos conhecimentos – e em diversas áreas.

Se você almeja conquistar um bom cargo ou até mesmo se dedicar ao seu próprio negócio, deve possuir noções básicas de empreendedorismo. O dicionário define empreendedorismo como:

 

  1. disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios;
  2. inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos.

 

Ser empreendedor, portanto, é saber assumir riscos e buscar inovação, independentemente da área de atuação! Nós separamos 5 dicas de leitura que farão você um expert no assunto. 🙂

 

1)      A Startup Enxuta

Eric Ries criou uma abordagem revolucionaria de Administração que está transformando a maneira pela qual os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. A Startup Enxuta ensina empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos. Na esteira da turbulência da economia mundial, a inovação é essencial para estimular o crescimento econômico, e o processo criado em ‘A Startup Enxuta’ foi desenvolvida para que se possa evitar dinâmicas da atualidade. Eric descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

 

2)      A estratégia do Oceano Azul

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

 

3)      A Startup de $ 100

Neste livro, Chris Guillebeau nos ensina como levar uma vida de aventuras, significado e propósito. Para escrever este livro, o autor identificou 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento – em alguns casos, menos de 100 dólares – e hoje geram mais de 50 mil dólares, conseguindo transformar suas paixões em lucros. Um guia de fácil utilização com lições de pessoas que aprenderam a transformar aquilo que fazem em realização pessoal. Uma leitura essencial para empreendedores e futuros empreendedores!

 

4)      Criatividade S.A.

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Mostros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.Com 13 bem-sucedidos filmes no currículo e 30 prêmios de animação em 20 anos de uma história de sucesso, a Pixar pode ser considerada um exemplo prático de criatividade em estado bruto. No livro, Catmull mostra que o ingrediente essencial para uma história bem-sucedida é uma ambiente empresarial que estimula a ousadia e renega a convenção. E passa a limpo, passo a passo, o histórico de sucesso que ajudou a construir.

 

5)      Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico

Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013.

Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Baixinho, gordinho e impopular na infância, Abilio aprendeu na adolescência a conquistar seu espaço – nem que para isso precisasse abrir caminho à força. Levou essa mesma determinação para o mundo dos negócios e jamais se deixou abater pelas dificuldades, que foram muitas.

Este livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas pro Abilio no varejo brasileiro. É o retrato apurado de um homem movido por suas paixões – mesmo que elas lhe criem inimigos ao longo do caminho.

 

E você, tem mais algum livro para indicar aos amigos? Comente neste post! 😀

 

#DicadeLeitura #empreendedorismo #eusouMAUA #vaiMAUA #orgulhodeserMAUA

 

Publicações relacionadas

Engenharia, Administração e Design – os 3 pilares da Mauá!

#ficaadica Faça Administração Mauá – 20 anos de sucesso, nota máxima no MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.