Equipe Concreto Mauá viaja para Belo Horizonte – MG para participar do 58.º Congresso Brasileiro de Concreto – IBRACON

Mais uma competição vem aí para o time Concreto Mauá! 😀

Equipe Concreto Mauá 2016

No próximo domingo, 9 de outubro, nossos alunos embarcarão rumo a mais um desafio: participar dos Concursos Estudantis do 58.º Congresso Brasileiro de Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto – IBRACON, que acontecerá de 11 a 14 de outubro em Belo Horizonte – MG.

Ao todo, serão 4 provas que testarão as habilidades dos competidores.

1)      CONCREBOL

Tem por objetivo testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos leves homogêneos com parâmetros de resistência otimizados.

O desafio proposto é o de conceber uma esfera (BOLA) de concreto leve, com os materiais e as dimensões previamente estabelecidos, que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.

2)      APO

Visa testar a capacidade dos competidores no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas dinâmicas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto armado.

Os participantes devem projetar e construir um pórtico em concreto armado, conforme o modelo estabelecido no regulamento, que seja capaz de resistir a cargas crescentes de impacto durante o ensaio de carregamento dinâmico.

3)      COCAR

Testa a habilidade dos competidores na preparação de concretos resistentes, duráveis e coloridos. Eles devem moldar um corpo de prova cúbico, com 10cm de aresta, usando concreto colorido, que apresente a capacidade de atingir altas resistências no ensaio de compressão e alta compacidade.

4)      OUSADIA

Os alunos devem elaborar um estudo para concepção de um projeto preliminar integrado de arquitetura e engenharia de uma obra de arte com componentes estruturais em concreto simples, armado ou protendido, moldado in loco, pré-fabricado ou pré-moldado, e de intervenção urbanística no entorno, visando à requalificação urbana, que se configure como a solução mais ousada para o desafio proposto pelo IBRACON. Este projeto preliminar deve demonstrar sua viabilidade técnica através da adequação ao contexto local, cultural, histórico e de análise estrutural segundo as prescrições da Normalização Brasileira e de Normas Internacionais ou Estrangeiras, no caso de aspectos não tratados nas Normas Brasileiras.

 

Nós estamos na torcida, emanando muita energia positiva! #VAIMAUA 😀

 

#EngenhariaCivil #ConcretoMaua #IBRACON #MAUAnoIBRACON #vaiMAUA #orgulhodeserMAUA

One Reply to “Equipe Concreto Mauá viaja para Belo Horizonte – MG para participar do 58.º Congresso Brasileiro de Concreto – IBRACON”

  1. Obrigado Mauá por proporcionar mais essa esperienci em minha vida.

    Muito obrigado pelos votos positivos, se der tudo certo traremos o caneco!!

    #soumauá
    #vaiMAUÁ
    #concretoMauá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.