Lendo e aprendendo – Dia Nacional do Livro Didático

Você sabia que em 27 de fevereiro se comemora  o Dia Nacional do Livro Didático?

Considerado um instrumento de ensino aliado ao professor na sala de aula, o livro didático surgiu como complemento às edições clássicas anteriormente utilizadas nas escolas. Ele é considerado fonte do conhecimento, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende, contribuindo para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, da sociedade. 😉

Em homenagem a esse importante dia,  o BLOG da Mauá conversou com alguns professores do Centro Universitário, que compartilham bibliografias consideradas essenciais para a aprendizagem do aluno em sua correspondente  matéria. As dicas são de docentes das disciplinas mais ‘temidas’ pelos alunos: Cálculo I, Vetores e Geometria Analítica, Química e Física.

 

CÁLCULO I | VETORES E GEOMETRIA ANALÍTICA

Indicações do Prof. Dr. Vitor Alex Oliveira Alves e da Prof.ª Dr.ª Eloiza Gomes:

– CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

– STEWART, James. Cálculo – Vol.1. 7. ed. São Paulo: Cencage Learning, 2005.

“Essas obras possuem toda a discussão teórica dos pontos desenvolvidos no curso, intercalada com exemplos e exercícios resolvidos. Ao término de cada capítulo,  existe uma série de exercícios propostos. No final dos livros, apêndices que tratam de assuntos considerados pré-requisitos.”

 

QUÍMICA

Indicações do Prof. Luis Geraldo Cardoso dos Santos:

– LEMAY, H. Eugene; BROWN, Theodore L.; BURSTEN, Bruce E. Química – a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

“Bibliografia básica do curso de Química Geral. Livro bem ilustrado, com muita ênfase em mostrar as aplicações da Química em diversos campos, numa linguagem acessível e direta, bastante focado, com o essencial para cursos de graduação.”

 

– JONES, Loretta; ATKINS, Peter.  Princípios de Química – questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

“Bibliografia complementar, mais abrangente, para os interessados num panorama um pouco mais amplo da Química e seu desenvolvimento como ciência.”

 

– GONICK, Larry. Química Geral em Quadrinhos. São Paulo: Blucher, 2013.

“Uma alternativa leve e divertida para recordar/aprender diversos princípios de Química, com humor leve, embora um pouco ‘nerd’.”

 

– ROZENBERG, Izrael M. Química Geral. São Paulo: Blucher, 2002.

“Escrito por um dos fundadores da Mauá, para os interessados numa abordagem matematicamente rigorosa e detalhada dos princípios da Química.”

 

FÍSICA

Indicações do Prof. Rodrigo Cutri:

– YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A. Física. Trad. e rev. téc. de Adir Moysés Luiz. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2003.

“Esse livro, adotado  como referência principal no curso de Física da Mauá, aborda conceitos de estática e dinâmica. Sua teoria de forma descomplicada e com grande quantidade de exercícios permite   aos alunos praticarem os conceitos vistos em sala.”

 

– MERIAM, James Lathrop; KRAIGE, L. Glenn. Mecânica. Trad. de Marcelo Amorim Savi e Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

“Os conceitos de Estática são estudados de uma forma mais detalhada neste livro, com grande número de aplicações. É considerado uma ótima fonte de referência.”

 

– TIPLER, Paul A. Física: para cientistas e engenheiros. Trad. de Horacio Macedo. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

“Nesse livro a abordagem conceitual e a prática atuam lado a lado, propiciando ao aluno uma explicação clara e com exemplos sobre os assuntos estudados.”

 

Faça dos livros didáticos os seus aliados na hora dos estudos e conte também com o auxílio dos professores, que dedicam suas vidas para compartilhar o conhecimento com o objetivo de prepará-lo pessoal e profissionalmente, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. 🙂

 

Conheça a Biblioteca da Mauá

#DiaNacionaldoLivroDidatico #Calculo #Vetores #GeometriaAnalitica #Quimica #Fisica #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.