Alunos de Design surpreendem em apresentação à Goodyear®

Carros flutuantes, comunicação por meio de hologramas, robôs com inteligência artificial… Essas são algumas das visões futurísticas que vemos nos filmes, séries e na mídia de um modo geral. Mas serão essas obras puramente fictícias?

Você já parou para imaginar como a nossa vida será realmente daqui a alguns anos, como será o nosso dia a dia e quais novidades farão parte de nosso contexto? Pensando nisso, a Goodyear® convidou os alunos da 2.ª série do curso de Design da Mauá para uma “viagem ao futuro”. Por meio do Projeto Nomad, pediu aos estudantes que propusessem soluções com o objetivo de transformar e facilitar a vida da sociedade.

 

O que é o Projeto Nomad?

Trata-se de uma proposta de projeto apresentada pela Goodyear® para buscar soluções de produtos ou serviços relacionados a problemas de mobilidade, considerando um cenário econômico-social a partir do ano 2026.

Acredita-se que num futuro não tão distante o homem estará em constante movimento, ampliando sua área de atuação e suas possibilidades de trabalho, tornando-se uma espécie de ‘nômade’ contemporâneo. Para isso, contará com a tecnologia de ponta para suprir todas as necessidades de seu cotidiano.

Mas como será a mobilidade para esse Nômade Pós-Moderno? As questões propostas pelo briefing da Goodyear® tinham o objetivo de buscar soluções que proporcionassem uma experiência fluida agradável ao motorista, tornando o trajeto mais desejável, eficiente e os destinos mais flexíveis, além de criar uma experiência ininterrupta de atividades cotidianas e momentos de bem-estar durante o deslocamento. Os projetos também deveriam considerar a realidade Latino-Americana, o dia a dia no futuro, aspectos racionais e emocionais, tudo numa harmonia contextual, crível e atemporal.

Os alunos ‘arregaçaram as mangas’ e trabalharam nessa proposta durante o 2.º semestre de 2015, orientados pela prof.ª Marcia Holland, na disciplina “Oficina de Desenvolvimentos de Produtos II”. A meta: propor uma solução inovadora e ganhar o prêmio composto por um kit de produtos Goodyear® mais um dia no campo de provas da empresa, localizado em Americana – SP, onde os alunos irão vivenciar diversas experiências – Goodyear® Day.

 

Na última quarta-feira, 16 de dezembro, os 6 grupos que obtiveram mais destaque apresentaram os seus trabalhos aos representantes da área de inovação e novos negócios na Goodyear®, Rodrigo Ciossani e Juliana Fujisawa. Os alunos também foram prestigiados pela professora Marcia Holland, pela coordenadora do curso de Design da Mauá, professora Claudia Facca, e pelo reitor do IMT, professor José Carlos de Souza Junior. Veja o resumo dos projetos! 😉

 

GOODYEAR® AKRON: um robô com inteligência artificial cognitiva, capaz de aprender os afazeres diário de seu dono apenas observando os seus hábitos, comportamentos e instruções. Seu sistema operacional estará conectado ao sistema de nuvem, acessível em qualquer lugar ou momento. Servirá para auxiliar nas atividades domiciliares, interagir com os seus donos e ser ativado em casos de emergência. Poderá ser recarregado via wireless, possuirá reconhecimento facial e câmera noturna.

 

GOODYEAR® LAB: pensando em sustentabilidade, conectividade, praticidade e rapidez, o LAB será um local onde os clientes poderão descansar em áreas verdes e escolher seus produtos, que serão impressos em impressoras 3D e 4D de larga escala.

 

HIGI: um produto de higiene íntima inspirado nas tribos nômades, desenvolvido para pessoas conscientes, bem informadas e preocupadas com o meio ambiente e com o futuro.

O HIGI é uma espécie de ‘drone do banho’. O usuário deverá acioná-lo por um aplicativo, que enviará o produto ao solicitante por via aérea. Esse aparelho fará o reconhecimento e a leitura do usuário, para posteriormente aplicar o produto – um composto que não usa água, invenção do Engenheiro do MIT, David Whitlock – em seu corpo.

 

FLOWORK: um transporte público com estação de trabalho, possibilitando o melhor aproveitamento do tempo de locomoção entre a casa e a empresa.

 

NANO FIBER: uma roupa térmica – espécie de 2.ª pele que, por meio de nano coolers, mantém o corpo refrigerado. Possui sensor cardíaco e de pulsação, é flexível, impermeável e ajustável a qualquer corpo, resiste a 100 usos sem sujar e pode ser lavada por um composto (spray), que não utiliza água.

 

PIT STOP CAMINHONEIROS NOMAD: pensando em promover a qualidade de vida dos caminhoneiros, profissão com o maior índice de mortes do Brasil, este grupo elaborou um projeto que visa desenvolver pontos de paradas da Goodyear® nos trajetos desses profissionais. Por meio de tecnologia de ponta, monitorarão as condições do caminhão e o comportamento e saúde do caminhoneiro, evitando acidentes e fatalidades. Um computador de bordo será acionado automaticamente em caso de alguma irregularidade e o profissional poderá agendar previamente a sua parada, além dos serviços a serem utilizados no Pit Stop mais próximo. Eles contarão com serviços de mecânica, bem-estar, saúde, lazer, estudos, descanso, entre outros.

 

Todas as apresentações foram muito elogiadas pelo avaliadores. A princípio haveria um único vencedor, mas pela qualidade dos projetos apresentados, definiu-se dois ganhadores: o PIT STOP CAMINHONEIROS NOMAD e o HIGI! 😀

A Mauá congratula todos os alunos que participaram desse incrível projeto, que ultrapassou todas as expectativas da empresa solicitante. Parabéns, pessoal! 🙂

 

Confira as fotos! 😉

Projeto Nomad Goodyear® - alunos de Design da Mauá

 

#DesignMaua #MauaeGoodyear #Goodyear #Nomad #projetosdofuturo #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.