Equipe Multidisciplinar, nova solução para as empresas que buscam eficiência

Você já imaginou um psicólogo trabalhando no departamento de Marketing? Ou um antropólogo auxiliando executivos? Atualmente, isso acontece com frequência no mercado e vem-se tornando uma estratégia muito requisitada pelas organizações.

Num cenário cada vez mais competitivo e apressado em encontrar respostas e soluções para os desafios que o mercado propõe, as empresas buscam estratégias para se destacarem dos concorrentes. Entre as inúmeras opções, muitas vêm apostando nas equipes multidisciplinares, compostas por profissionais dos mais diversos ramos, unidos em prol de um objetivo comum, de acordo com a necessidade da organização. O que outrora parecia ser uma estratégia incabível, hoje prova que pode funcionar e ser uma solução mais eficaz do que o modelo de equipe tradicional.

Hoje, muitos CEOs  e líderes renomados contam com o apoio de profissionais como administradores, sociólogos, antropólogos, psicólogos  e outros, auxiliando-os a terem um olhar periscópico para os negócios e, com isso, fazerem uma gestão mais adequada. Normalmente, os profissionais selecionados para compor a equipe multidisciplinar possuem vasto conhecimento em sua área de atuação, são especialistas respeitados e com aptidão para os negócios, mas  também sabem agir e trabalhar em grupo. Os líderes, por sua vez, têm a função de identificarem o potencial de cada um, buscando administrar um time de profissionais que exerçam suas melhores habilidades para, assim, alcançarem o sucesso.

Muitos gestores aderem ao modelo de gestão horizontalizado, aquele que descentraliza, desburocratiza, reduz níveis hierárquicos, delega, busca reforço na interação interpessoal, com base na comunicação direta e no estabelecimento de níveis crescentes de confiança. Entre os principais desafios dessa gestão está o envolvimento entre profissionais da geração Y com as demais gerações, pois, como a cultura mudou e continua mudando muito rapidamente, o relacionamento entre eles pode gerar um certo impacto: a geração atual tende a ser mais flexível, pois está mais acostumada com o ritmo acelerado de mudanças; já as demais gerações, embora não tão distantes da geração Y, costumam ter uma visão mais tradicional.

Essa proposta chega ao mercado para gerar iniciativas eficazes, por meio do trabalho de profissionais das diversas áreas e especialidades, que, juntos, encontram as melhores práticas e soluções para os desafios impostos pelas empresas. Visa propor soluções mais qualificadas e eficazes, com o objetivo principal de trazer mudanças essenciais e necessárias à organização. É um modelo diferente, mas inovador, que gerará bons frutos ao mercado.

 

#EquipeMultidisciplinar #gestao #negocios #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.