Aprendendo Física na prática |Newton em Equilíbrio

Da série PAE101 – Projetos e Atividades Especiais, disciplina composta por Práticas de Engenharia, Oficinas e Projetos, com o objetivo de tornar nossos alunos verdadeiros especialistas, mais experientes e preparados para o mercado de trabalho.

Os equilíbrios Estático e Dinâmico fazem parte da Mecânica, ramo da Física que estuda o movimento e repouso dos corpos. Pelas Leis de Newton, todas as forças atuantes sobre um corpo devem equilibrar-se e, com isso, anular-se. A  soma vetorial de todas as forças, portanto,  não deve impactar esse corpo de modo algum.

Equilíbrio estático: como o próprio nome revela, estuda corpos que não se movem (aceleração nula).

No interior de um edifício comercial ou residencial, por exemplo,  há o peso das massas dos vários utensílios e móveis, das pessoas que por lá transitam, além do vento, chuva, neve e demais forças internas e externas. Tudo isso deve ser absorvido pelo solo e fundações da construção, a qual deverá permanecer imóvel e intacta.

Equilíbrio dinâmico: ocorre quando o corpo está em movimento retilíneo e uniforme.

Imagine-se de pé num ônibus em movimento, por exemplo. Se ele executar um movimento retilíneo e uniforme (em outras palavras, quando se movimentar em linha reta e com velocidade constante), você terá equilíbrio e não cairá.

Disponível para os alunos da 1.ª série de Engenharia – Ciclo Básico -, a oficina semestral (40 horas) PRO415 – NEWTON EM EQUILÍBRIO – ESTÁTICA propõe, desenvolve e apresenta experimentos que traduzem as condições de equilíbrio estático e identificam as forças mecânicas atuantes no sistema físico; destaca a importância da descrição vetorial das grandezas; discute situações práticas nas quais os alunos possam identificar os conceitos de equilíbrio como parte essencial da análise de um problema de Engenharia; fornece fundamentos para um aprofundamento nas discussões das leis de Newton etc. O aluno aprende os conceitos das forças mecânicas, centro de massa, torque e estruturas.

 

Assista ao vídeo a seguir e confira o trabalho realizado pelos alunos no 1.º semestre de 2015!

 

 

Aluno, acesse o Moodle da Mauá e saiba mais sobre essa atividade. Para mais esclarecimentos, fale com o seu professor-tutor.

 

#leisdeNewton #estatica #atividadespraticas #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.