Evolução tecnológica e a internet das coisas

A tecnologia avançou consideravelmente num curto espaço de tempo, impactando nosso cotidiano e alterando o modo como vivemos: todos os dias, algo novo é desenvolvido, obrigando-nos a viver em constante adaptação.

Em meio a tantas novidades, as gerações Y e Z não conseguem imaginar que há aproximadamente 50 anos, uma simples TV de tubo, normalmente do tamanho de uma escrivaninha, era artigo de luxo; ou que, há menos de 100 anos, um computador tinha o tamanho de uma sala inteira; ou, ainda, como as pessoa se relacionavam e se comunicavam num mundo onde não havia celulares, computadores, internet, Whatsapp, Facebook, entre outros.

O mundo está girando na velocidade da luz e caminhando para uma nova tendência chamada Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais, surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.  A ideia é que esses dispositivos se comuniquem por meio da internet, conectando o mundo físico com o digital e otimizando a vida das pessoas.

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Mauá possui algumas disciplinas e atividades práticas sobre o tema:

– ECA805 – Programação Básica para Dispositivos IoT – Internet of Things, que fornece todos os conceitos necessários para o desenvolvimento de projetos na área de Internet das Coisas (IoT), capacitando o aluno nas diversas linguagens de programação para criação e integração de sistemas de IoT. Também são abordados os diversos hardwares usualmente utilizados nesses sistemas;

– ECA806 – Oficina de Desenvolvimento de Dispositivos IoT – Internet of Things, que fornece as informações para o desenvolvimento de projetos, conhecimento e integração de tecnologias existentes nas áreas de dispositivos móveis, aplicativos e ambientes de desenvolvimento. São enfatizados o desenvolvimento empreendedor, a inovação e os diversos ambientes e tecnologias existentes para implementar projetos e aplicações com foco na internet das coisas (IoT).

Além disso, a Mauá firmou com a Vivo no ano passado a parceria “Internet das Coisas”, em que os alunos, principalmente do curso de Engenharia de Controle e Automação, matriculados nas disciplinas eletivas ECA805 e ECA806, terão a possibilidade de interagirem com essa nova onda da web. As aulas contam com a participação tanto de profissionais do Centro de Inovação da Vivo quanto de docentes da Mauá, o que proporciona uma troca de conhecimento com profissionais do mercado.

A Internet das Coisas dominou a feira de tecnologia International Consumer Electronics Show – CES 2015. Confira as novidades nesse vídeo do Olhar Digital!

#InternetdasCoisas #novotempo #tecnologia #inovacao #vaiMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.