Os alunos de Engenharia Mecânica da Mauá, Leonardo Silva Santos, Maite Cerioni Toth, Marcelo Speroni Paulussi e Raquel Capussoni Campos de Oliveira, sob a orientação do professor Dr. Guilherme Wolf Lebrão, apresentaram no final de 2014 o seu Trabalho de Conclusão de Curso: desenvolveram rodas automotivas compostas por fibra de carbono, a fim de reduzir o consumo de combustível e melhorar o rendimento e desempenho dos automóveis.
A fibra de carbono, que teve origem na indústria aeroespacial, é um material leve e resistente. Por ser um elemento de massa não suspensa, a redução de peso é mais significativa e afeta de forma considerável a dirigibilidade do veículo.
A princípio, os alunos da Mauá criaram a roda para um veículo tipo fórmula (veículo experimental com características de veículo de corrida utilizado pela Mauá em Atividades de Competição Acadêmica), mas pretendem expandir o projeto para veículos de passeio.
O estudo do grupo comprova a viabilidade e as vantagens do projeto. Normalmente, veículos tipo fórmula utilizam rodas de liga de aço ou alumínio, que pesam, respectivamente, cerca de 4,5 kg e 9 kg. Já a roda de fibra de carbono é muito mais leve, chegando a 2,5 kg. Além disso, o consumo de combustível é reduzido e os sistemas de suspensão e transmissão sofrem menos impacto. A nova roda também é mais resistente, pois, durante os testes realizados, o produto composto por alumínio chegou a quebrar e o de aço amassar, mas o de fibra permaneceu intacto.
Por enquanto, a produção dessa roda é limitada e possui um custo aproximado de R$ 2 mil reais cada, porém estudos estão sendo realizados com o objetivo de produzi-la em larga escala a um custo mais viável.
A Mauá orgulha-se das ideias de mentes inovadoras como essas, buscando incessantemente melhorias que podem transformar o mundo. Parabéns a todos os envolvidos! 😀
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