Mauá lança projeto para alunos em parceria com a LEGO

Com base nas mudanças no currículo dos cursos de Engenharia, em 2015 serão oferecidas 40 opções de projetos, oficinas e aplicações práticas que permitirão ao aluno viver experiências a crescer  acadêmica e profissionalmente.

Pensando em conectar o estudante com o mercado de trabalho, a Mauá desenvolveu uma opção de aplicação prática semestral (40 horas) em parceria com a Lego-ZOOM do Brasil, que ainda trará alguns de seus renomados profissionais para  ministrar  palestras.

Entenda como a atividade funcionará.

 

PRO717 – APLICAÇÕES PRÁTICAS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PLATAFORMA LEGO MINDSTORMS

Muitas vezes o aluno ingressante de um curso de Engenharia questiona-se quanto à necessidade do ensino de algumas disciplinas do ciclo básico versus a sua aplicação prática no dia a dia da carreira profissional. Essa atividade tem por objetivo apresentar aos estudantes as aplicações dos conceitos vistos em sala de aula de uma maneira diferente, utilizando problemas contextualizados práticos com base na plataforma robótica da Lego, o Mindstorm em sua terceira versão – EV3. Tal plataforma dispõe de sensores (toque, giroscópio, cor e ultrassom), servomotores, bloco inteligente (EV3), além de diversas peças da linha Technic.

A cada encontro os alunos serão expostos a estudos de casos que necessitarão da aplicação de conceitos vistos durante as aulas das disciplinas da primeira série do curso de Engenharia da Mauá. Todo o enfoque da atividade terá como premissa o PBL (Problem Based Learning) ou Aprendizagem Baseada em Problemas, no qual os alunos serão responsáveis pelo aprendizado e o professor terá o papel de orientador e mediador de discussões.

Ao final de cada estudo de caso, os grupos de alunos apresentarão as soluções para o problema. O professor discutirá com os estudantes e fará um fechamento de todo o conteúdo desenvolvido ao longo da solução.

As atividades terão temas que abordarão diversas áreas. Dentre elas,  pode-se destacar, entre outros temas:

– vetores e operações vetoriais;

– geometria de figuras planas;

– estática;

– lançamento oblíquo;

– limites e taxas de variação;

– erro.

Outras habilidades específicas, como algoritmos e programação, também serão desenvolvidas, uma vez ser necessário programar o bloco inteligente. Será utilizado um software da própria Lego que possui Programação Gráfica.

A habilidade de montar estruturas com as peças da Lego também será trabalhada e permitirá  aos alunos  explorarem  a sua criatividade ao longo da atividade.

Ao final do semestre será proposta uma competição denominada Engineer Challenge, que tem por objetivo promover uma disputa sadia entre os grupos de alunos participantes da atividade com um problema mais completo e multidisciplinar, como podemos ver neste exemplo:

Se você pensa que o Lego é apenas um brinquedo e nada de Engenharia pode ser feito com brinquedo, veja só estas dicas em  vídeos:

Quer participar dessa atividade? Inscreva-se até o dia 13 de março! Para mais informações, procure o seu tutor.

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