EcoMauá na 11.ª etapa da Maratona Universitária da Eficiência Energética 2014

11 de nov. – Emerson Fittipaldi na Mauá com membros do EcoMauá

De 24 a 28 de novembro, alunos da equipe EcoMauá participarão da 11.ª etapa da Maratona Universitária da Eficiência Energética, que acontecerá no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo, por meio de parceria com Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1, das 500 milhas de Indianópolis e organizador da “Le Mans 6h de São Paulo”  – FIA WEC – etapa Brasil. O evento contará com 77 veículos de 47 Instituições de Ensino Superior do País, no qual alunos pilotarão carros desenvolvidos por eles próprios, movidos a gasolina, etanol e eletricidade.

A competição possui 3 modalidades e vencem os veículos que realizarem um percurso com o menor consumo de combustível, numa velocidade média estipulada pela organização. São elas:

– elétrica: o veículo fará um percurso de 8 voltas, com velocidade média de 15km/h. Um joulemeter é instalado no carro, para monitorar a energia utilizada durante a prova. A Mauá participará da prova com 2 veículos, apelidados de “Carbono 14” e “Patinho Feio”;

– gasolina: o veículo fará um percurso de 12 voltas, com velocidade média de 24km/h. A gasolina é fornecida pela própria competição, em uma garrafa que deve ser conectada ao carro. Esse procedimento padroniza a qualidade e a quantidade de combustível utilizado na prova. A Mauá participará com o carro apelidado de “Pé de Pano”;

– etanol: percurso de 12 voltas, com velocidade média de 24km/h. O álcool será fornecido nos mesmos padrões da gasolina. A Mauá participará com o carro apelidado de “Barão de Mauá”.

A equipe EcoMauá foi campeã em 2013 nas categorias gasolina, etanol e projeto, além de conquistar a 5.ª colocação na categoria elétrica e ter a honra de ver Emerson Fittipaldi pilotando um de seus veículos. Neste ano, conta com o trabalho de aproximadamente 20 alunos, que veem nessa atividade a oportunidade de colocarem em prática tudo o que aprendem em sala de aula.

O BLOG da Mauá entrevistou Fellipe Fortunato, aluno participante dessa atividade de competição acadêmica. Ele acredita que a equipe EcoMauá terá um bom desempenho em 2014. Confira o nosso bate-papo!

BLOG da Mauá: como surgiu a vontade de participar da atividade “EcoMauá”?

Fellipe: A vontade surgiu ao conversar com um colega que já estava na equipe, pois percebi que essa atividade envolve muita prática, fator que ampliaria o meu aprendizado.

BLOG da Mauá: Quais são as novidades dos desafios da Maratona Universitária da Eficiência Energética?

Fellipe: A construção de um carro protótipo que seja mais eficiente e que atenda os critérios de segurança do evento. A Maratona Universitária da Eficiência Energética motiva e contribui para o desenvolvimento de veículos mais econômicos e sustentáveis, assunto que ganha cada vez mais relevância na atualidade.

Nosso veículo movido a gasolina que  foi campeão  em 2013 teve uma performance 405 km/l, e o a etanol, com 233 km/l.”

BLOG da Mauá: Quais são os diferenciais do carro para a Maratona de 2014?

Fellipe: Neste ano, Renan Rizzatti, membro da equipe e formando de Engenharia Mecânica da Mauá, desenvolveu com o seu grupo um TCC sobre chassi tubular em fibra de carbono para um de nossos carros elétricos. Com esse chassi, o veículo apresenta ótimo desempenho devido ao seu peso de 19 kg e a sua rigidez. Nós também implementamos uma injeção eletrônica para gerenciar melhor o consumo de combustível dos veículos movidos a gasolina e etanol, e com isso, melhorar as marcas do ano anterior.

BLOG da Mauá: Como foi a preparação para a 11.ª Maratona Universitária da Eficiência Energética?

Fellipe: Nós nos preparamos desde o término da competição de 2013, pois novas ideias surgiram devido às experiências vividas durante o evento. Desde o começo deste ano, preparamos motores e otimizamos os carros, além de treinarmos as pilotas (sim, mulheres, pois são mais leves e suas técnicas ao volante economizam mais combustível), o que otimiza a performance. Também fizemos modificações nos carros para atender as normas do regulamento de 2014.

Nós estamos ansiosos, pois no ano passado fomos uma equipe bem competitiva. A expectativa é melhorarmos as nossas marcas termos um ótimo desempenho em todas as categorias.

A Mauá torce muito por essa equipe! Boa sorte e parabéns a todos os membros da EcoMauá! 😀

#EcoMauanaMaratonadeEficienciaEnergetica #vaiMaua #talentosdaMaua #orgulhodeserMaua

 

Para mais informações da Maratona Universitária da Eficiência Energética, acesse >> http://www.maratonadaeficiencia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.