EUREKA 2014 – Conheça os projetos das mentes inovadoras dos alunos da Mauá

 

Está chegando a EUREKA 2014!

De 30 de outubro a 1.º de novembro de 2014, as portas da Mauá, no Campus de São Caetano do Sul, estarão abertas, das 14h às 20h30, para mais uma edição da EUREKA, evento gratuito que contará com cerca de 130  Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos de Administração, Design e Engenharia.

O evento visa aproximar o aluno e seus projetos do setor empresarial e também é uma oportunidade para exporem seus produtos e processos inovadores a toda a comunidade.

Com a parceria firmada entre a Mauá, o International Entrepreneurship Center (IEC), a Boston College (BC) e o SEBRAE, neste ano, os formandos foram desafiados a criar um plano de negócio para os seus trabalhos. “O objetivo é aumentar o número e a qualidade de projetos que podem ser transformados em  negócios reais e ainda proporcionar aos nossos formandos mais uma possibilidade de carreira, que não seja trabalhar em corporações, mas em seu próprio negócio”, afirmou o reitor da Mauá, prof. José Carlos de Souza Junior.

Confira alguns trabalhos do curso de Engenharia, que estarão expostos na EUREKA 2014.

 

Eng. de Alimentos – STICK DE FRUTAS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

Professor Orientador: Léo Kunigk

Integrantes: Alissar Pedro Diamenti, Emilly Heringer Ribeiro, Igor Antonio Saco e Marília Elias Truvilho

Com a crescente procura por alimentos saudáveis, naturais e com propriedades funcionais, o grupo criou uma barrinha de frutas com poder antioxidante e de consumo prático.

O produto oferece ao consumidor as propriedades funcionais do açaí, do morango e da chia de uma forma prática, pois não precisa de um método de conservação especial. Ele não contém açúcar”, explica Alissar, aluna participante do projeto.
O grupo distribuirá amostras no evento e espera firmar parcerias para comercializar as Stick Berries, nome dado à barrinha. “Vamos contar sobre o desenvolvimento desse produto e queremos ouvir sugestões e críticas. Além disso, sabemos que é uma grande oportunidade de contato com o mercado profissional e com futuros negócios”, finaliza Alissar.

Venha experimentar os Stick Berries na Eureka 2014!

 

Eng. Eletrônica – SELF SMART SKIN – ADESIVOS PERSONALIZADOS

Professor Orientador: João Carlos Lopes Fernandes

Integrantes: André Brazioli e Rafael Torres dos Santos


Máquina de autoatendimento que confecciona películas personalizadas para dispositivos eletrônicos (smartphones, tablets etc.), respeitando as dimensões originais do aparelho e preservando câmeras, conectores e botões. O produto possui baixo custo ao usuário, é totalmente personalizável e de entrega imediata.

 “Durante o processo, nós tivemos o auxílio de pelo menos 15 mestres e doutores integrantes do corpo docente. Com o plano que fizemos, participamos do Projeto Educação Empreendedora da Boston College e do Prêmio Santander Empreendedorismo”, afirmou André Brazioli, integrante do grupo.

O objetivo dos formandos é introduzir essa máquina no mercado. Já contam com fornecedores parceiros e no momento negociam com uma empresa que atua em grandes shopping centers.

Visite o estande do grupo na EUREKA 2014 e garanta o seu adesivo personalizado!

 

Eng. Mecânica – PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM CHASSI TUBULAR DE FIBRA DE CARBONO 

Professor Orientador: Ed Claudio Bordinassi

Integrantes: Giampaulo Morandi Nardini, Gustavo Vieira Lopes, Jonatas Monteiro de Araújo e Renan Rizzatti

Estudo das características mecânicas da fibra de carbono e criação de um protótipo do carro EcoMAUÁ com uso desse material.

Três dos quatro integrantes do grupo faziam parte da atividade extracurricular EcoMAUÁ e resolveram buscar melhorias para o protótipo. “O grande diferencial do produto é seu peso – redução de 50% em relação aos demais protótipos. Não utilizamos nenhum componente metálico e inovamos no material. As estruturas foram produzidas pelos alunos E o motor foi substituído pelo modelo brushless, que possui menor atrito interno em relação ao convencional e, consequentemente, rendimentos elevados”, afirma Gustavo Lopes, formando participante do projeto.

“A Mauá teve papel fundamental no projeto, pois cobriu os custos dos materiais e forneceu a infraestrutura. Tivemos, também, a colaboração dos técnicos de usinagem e auxílio dos professores”, finalizou Lopes.

O grupo aguarda ansiosamente a EUREKA 2014 e pretende ver  uma troca construtiva de informações com o público.

 

 Eng. Química – ASFALTO MODIFICADO COM FIBRA DE COCO 

Professor Orientador: Patrícia Antonio de Menezes Freitas

Integrantes: Clara Pedroso Cesso, Fabio Alves Roda e Natalia Aparecida Veiga de Oliveira

O trabalho apresenta o estudo de um asfalto modificado com fibra de coco, que possui melhor desempenho, comparado aos demais. “O principal benefício desse asfalto está em sua maior porosidade, permitindo melhor absorção de água durante a chuva e reduzindo o filme de água sobre o asfalto (responsável pela aquaplanagem dos veículos), além de ser acusticamente melhor, ou seja, a rolagem dos pneus sobre o asfalto é menos barulhenta do que no asfalto tradicional”, contou Fabio Roda, integrante do grupo.

O tipo de asfalto estudado é o chamado de CPA – Camada Porosa de Atrito. Ele já existe e o desafio na produção é a necessidade de um alto teor de ligante na sua mistura. A fibra de coco servirá para evitar o escorrimento excessivo do ligante durante a sua produção.

Graças a Mauá, conseguimos firmar parcerias com o Laboratório de Tecnologia em Pavimentos da USP e a PavFacil, uma empresa que já utiliza borracha reciclada de pneus na produção do asfalto , e ambos têm sido grandes parceiros na nossa pesquisa”, completou Fabio.

O grupo busca encontrar mais apoio para o  estudo da produção em escala industrial, bem como despertar o interesse de possíveis compradores. Visitem o  estande!

Em breve divulgaremos mais projetos inovadores que serão apresentados na Eureka! 😉

Aguardem!

 

Faça agora mesmo a sua inscrição e participe da EUREKA 2014! 🙂 >> http://goo.gl/tDxiGU

#Eureka2014 #EngenhariaMaua #vaiMaua #orgulhodeserMaua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.