Curso intensivo na Boston College

De 07 a 16 de julho,  foi realizado o curso intensivo do  Programa de Educação Empreendedora, com base na metodologia do IEC, em Boston/EUA, com aulas sobre empreendedorismo com o professor Bob Caspe e professores da Boston College, por meio da parceria com o IEC e com apoio do SEBRAE.

Confira o depoimento de um dos alunos participantes – Rafael Eduardo Ishiyama da última série de Engenharia de Produção.

A viagem foi incrível! Do começo ao fim dessa experiência, fui bem apoiado pelo pessoal da Mauá, STB, IEC e da Boston College.   A Mauá e o STB facilitaram tudo no Brasil e o IEC e a Boston College tornaram única nossa experiência em Boston!

Fomos recepcionados em Boston pelo Sr. Enio Pinto, parceiro do IEC, que nos levou até a Boston College, onde o pessoal do GLI (Global Leadership Institute) da Boston College nos aguardava. Na recepção, recebemos as chaves dos quartos, os cartões de acesso ao prédio dos dormitórios, os cartões com o crédito para refeições dentro da BC e o cartão do metrô.

 A partir daí, em todos os dias, essas pessoas nos informavam qual seria a programação e como deveríamos proceder para as próximas atividades, tanto nas aulas, quanto nos passeios.

O campus da Boston College é digno de cinema! Lugar lindo, bem organizado, com ótima infraestrutura para estudos, esportes e lazer. Os dormitórios também eram muito bons, todos com sala, cozinha, banheiro e quarto. As salas de aula eram bem estruturadas com projetores e sistema de som.

 As aulas ministradas lá foram ótimas e agregaram muito! Depois dessa viagem, posso dizer que tenho uma nova visão sobre empreendedorismo e sobre negócios de maneira geral. Ouvir a experiência de professores e profissionais de outro País contribui para o nosso desenvolvimento e aprendizado. Com certeza recomendo a todos esse tipo de experiência!

 E quanto aos passeios, a cidade de Boston é linda! Muitos passeios legais para se fazer, museus, pontos turísticos, restaurantes e tudo ao alcance do sistema de transporte público (o metrô), o MBTA (Massachusetts Bay Transportation Authority), mais conhecido como “T”.

Um dos pontos altos desse programa foi a convivência com colegas da Mauá e pessoas de outros lugares (de Minas Gerais e Rio Grande do Sul). A troca de experiências e ideias foi muito interessante, pois estávamos todos expostos ao mesmo conteúdo e surgiam diversos pontos de vista diferentes, que se complementavam de uma maneira muito legal e divertida. 

Outro ponto interessante desse programa foi a visita ao The Venture Café. Não havia visto nada assim! Um local em que empreendedores vão para apresentar suas ideias para outros empreendedores e investidores, tudo num clima descontraído com comes e bebes à vontade. Uma grande oportunidade de aumentar a rede de contatos.

Não vou esquecer nunca! Além de ter agradecido pessoalmente ao Magnífico Reitor, José Carlos de Souza Junior, quero deixar registrados meus agradecimentos à Mauá por haver proporcionado uma experiência como essa para seus alunos. Hoje sinto mais propriedade para dizer que “Você é o que você aprende!”

Confira algumas fotos que os alunos tiraram em Boston 😉


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.