Procure o Apoio ao Aluno

Ao iniciarmos uma nova fase em nossas vidas, é normal nos sentirmos um pouco confusos sobre a forma de lidar com as situações. O início de um curso de graduação não é diferente e, para muitos, é um período de adaptação, tanto pessoalmente quanto academicamente.

Sair do ambiente do Ensino Médio, em que os professores é que “ditam as regras”, e ir para uma graduação, quando você tem que assumir suas responsabilidades como assistir às aulas, estudar além do conteúdo apresentado em sala de aula, obter esclarecimento de suas dúvidas e ainda preparar-se para as provas, pode deixar você “perdido”.

Para ajudar os alunos nesse período, a Mauá dispõe, há 2 anos, do PAP – Programa de Apoio ao Aluno. Esse programa consiste em oferecer um atendimento personalizado para os alunos.

A professora Cristiane Maria Barra da Matta é a coordenadora do PAP e afirma que os alunos apresentam diferentes dificuldades, assim o programa oferece apoio à adaptação, orientação quanto aos estudos e ao desenvolvimento acadêmico, aproximação entre alunos e professores e informação sobre as atividades acadêmicas oferecidas pela instituição. O Programa também atende os pais dos alunos, que possuem dúvidas quanto a carga de estudos e sobre as causas das dificuldades de seus filhos.

Segunda a professora Cristiane, a maior procura pelo Programa é quanto a organização, seja de estudos ou, seja de horário. E geralmente, são ambos os motivos que levam os alunos a buscarem uma orientação. Os professores ouvem o aluno sobre os problemas que está enfrentando e o auxiliam, montando um planejamento de estudos, com dia certo e hora certa para estudar determinada matéria, fazendo o aluno perceber que, com disciplina, é possível atingir resultados positivos.

Seguir ou não a orientação dos professores, fica a cargo do aluno. Nada é obrigatório e não há cobrança de resultados. Contudo, segundo a professora, a maioria dos alunos percebe que esse sistema funciona e sente que o seu tempo está sendo aproveitado da melhor forma, assim segue as orientações sem problemas.

Para conversar com os professores que participam do Programa de Apoio ao Aluno, basta enviar um email para apoio.aluno@maua.br e marcar um horário. O PAP é oferecido a todos os alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.