Conheça o Centro de Pesquisas da Mauá

Laboratório de Metrologia

O Instituto Mauá de Tecnologia mantém 2 unidades: Centro Universitário (CEUN) e Centro de Pesquisas (CP).

O Centro Universitário oferece cursos de graduação e de pós-graduação.

Já o Centro de Pesquisas, criado há mais de 45 anos, tem como objetivo desenvolver pesquisas técnico-científicas e solucionar problemas específicos da indústria.

“No início, as necessidades foram surgindo e as áreas foram criadas de acordo com a demanda. Com a atual infraestrutura e uma equipe multidisciplinar formada por 80 funcionários é possível prestar serviços e realizar pesquisas em diversas áreas”, conta o diretor do Centro de Pesquisas, eng. José Roberto Augusto de Campos.

Atuando junto às indústrias, o CP oferece aos alunos do Centro Universitário a oportunidade de uma experiência profissional, com empresas e projetos reais, “seguindo o mesmo conceito de uma residência médica, no curso de Medicina”, explica o eng. José Roberto.

No Centro de Pesquisas há sete áreas de atuação:


Laboratório de Eletrônica

Como funciona

Quando uma empresa procura o Centro de Pesquisas da Mauá, é feita uma avaliação da capacitação em relação ao objeto do trabalho a ser desenvolvido. Se há expertise técnica e teórica e profissional especialista para atendê-lo uma proposta técnico-comercial é apresentada à empresa.

O CP presta serviços nas mais diversas áreas, para empresas como GM, FIAT, Faber Castell, Yoki, Perdigão, entre outras (veja aqui a lista completa de clientes).

“O Centro de Pesquisas da Mauá possui tradição de atendimento às indústrias automobilísticas, que estão entre seus principais clientes. Temos também laboratórios que poucos centros de pesquisas possuem, inclusive alguns simulam situações de fábricas virtuais e já possuem um escopo de trabalho próprio. Nesse caso, as empresas são direcionadas para contato direto com o chefe da área de atuação. Quando a demanda é nova, buscamos profissionais especialistas na Mauá ou fora da Instituição”, afirma o eng. José Roberto.

Alunos e professores também desenvolvem pesquisas com o CP, com apoio de órgãos de fomento, que concedem bolsas para os pesquisadores. Em paralelo, no Centro de Pesquisas realizam-se pesquisas pelo próprio corpo técnico, como a que está acontecendo na área de Motores e Veículos, na qual, em parceria com a USP, a Unicamp e o ITA, a Mauá dedica-se à criação de um centro de pesquisas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de motores movidos a biocombustíveis.

Estágio no CP

Os alunos da Mauá, independentemente do curso de graduação, podem enviar currículos para o Centro de Pesquisas e conseguir uma vaga para participar de um projeto, como estagiário bolsista. O processo seletivo é similar aos das empresas do mercado.

Quando um estagiário inicia suas atividades no CP da Mauá, ele passa por treinamentos sobre as normas específicas do laboratório e as suas responsabilidades.

O estagiário tem a oportunidade de ser efetivado no Centro de Pesquisas e iniciar sua carreira na área, como é o caso do atual diretor. “Eu sou um exemplo, cursava Engenharia na Mauá e entrei como estagiário no Laboratório de Motores do Centro de Pesquisas, depois de formado fui efetivado como engenheiro e após 3 anos passei a chefe do Laboratório de Motores, no qual atuei por 17 anos, e desde 2011, atuo como Diretor do Centro de Pesquisas.”

Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia

http://maua.br/servicos-tecnologicos

Campus de São Caetano do Sul – Bloco R

Tel.: (11) 4239-3000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.