Mauá e General Motors – Design em parceria

Durante o curso de Design, os alunos participam de concursos, prêmios e desafios lançados por empresas parceiras, que complementam a formação oferecida pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Um desses desafios é realizado em parceria com a General Motors, por meio do Programa de Estágio, que é realizado anualmente.

O processo de participação no Programa de Estágio da GM começa no início do ano com o tema do projeto. A coordenadora do curso de Design da Mauá, prof.ª Claudia Facca, explica: “Inserimos o tema como projeto de estudo nas disciplinas “Oficina de Desenvolvimento  III e IV”, nas quais o projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo. As turmas são divididas em duas: uma será responsável pelo projeto na área de transporte e a outra pelo projeto na área de produto, ambas sob o tema da GM. Durante o ano, a equipe de Design da GM acompanha os projetos, participando de apresentações e reuniões, orientando e oferecendo respostas sobre as propostas dos alunos. No final do ano, os projetos são finalizados e enviados ao Programa de Estágio da GM, em que os alunos inscritos farão parte do processo de seleção regular da empresa”.

A participação dos alunos nesse programa é incentivada pela Mauá, pela certeza na qualidade dos trabalhos apresentados, uma vez que a Mauá é uma das únicas Instituições que possui estrutura de aulas e laboratórios similares aos estúdios de Design das montadoras e conta com professores especialistas e reconhecidos pelo mercado. “É muita dedicação ao longo do ano para preparar os alunos e inseri-los nesse mercado tão restrito e competitivo”, afirma a coordenadora.

O estágio na GM

No programa de estágio da GM, com duração de aproximadamente 1 ano, o estudante passa por uma integração inicial, conhecendo todos os setores da empresa e depois atua na área de Design, que é composta pelos campos: shape design, interior design e color&trim.

De acordo com a Prof.ª Claudia, com essa experiência, “os estagiários adquirem várias habilidades e conhecimentos em sketches a mão livre, modelagem digital e modelagem em clay, além de elaboração de apresentações em inglês. É uma oportunidade única de conhecer de perto uma área de Design de uma montadora multinacional, participar de projetos reais, conhecer profissionais da área e ter acesso às metodologias e aos materiais de última geração”.

Os estagiários da Mauá

O Programa de Estágio da GM oferece quatro vagas por ano na área de Design e desde que a Mauá participa (2011), todas essas vagas são ocupadas por alunos do curso de Design da Mauá, o que é motivo de orgulho por parte dos alunos e professores!

Após o estágio, os alunos podem ser contratados pela montadora como funcionários efetivos. Em 2011, os alunos Bruna Cordioli, Deusângela Barbosa e Marco Aurélio Generoso foram contratados e em 2012, o aluno Raphael Molina.

Exposição Mauá-GM

No mês de dezembro aconteceu no hall da Biblioteca da Mauá uma exposição apresentando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, ao longo do ano, e também foram expostos dois trabalhos realizados por estagiários da GM, também alunos da Mauá.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.