5 filmes para inspirar sua carreira

Mais do que descansar, as férias servem para avaliar as ações que tivemos durante o ano, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Assim, entendemos nossos erros e procuramos sempre melhorar para o ano seguinte.

Uma das maneiras de encontrar formas de melhorar é ver exemplos de pessoas que passaram por diversas situações de dificuldades e conseguiram alcançar o sucesso.
Para ajuda-lo, selecionamos cinco filmes para inspirar as mudanças para o próximo ano.

Fábrica de loucuras (1986)

Fábrica de loucuras (1986)

Sinopse – Quando uma fábrica de automóveis localizada em uma pequena cidade dos EUA é fechada, um pânico generalizado toma conta do lugar, pois a maioria dos habitantes trabalha na fábrica. Até que o ex-funcionário Hunt Stevenson (Michael Keaton), vai até Tóquio e consegue convencer os japoneses a assumirem a fábrica. Eles aceitam a proposta e tentam implantar os métodos de trabalho oriental nos funcionários. Como as culturas ocidental e oriental são bem diferentes, há um choque cultural inevitável.

O que tem a ver comigo? – Esse filme mostra uma parte da história de John Y. Shook, responsável pela integração entre a Toyota e a GM em uma fábrica norte-americana, denominada NUMMI (New United Motor Manufacturing Inc), na cidade de Fremont, Califórnia. John Shook foi o primeiro americano a ser gerente na Toyota do Japão e um dos responsáveis pela introdução, nos EUA, do Sistema Toyota de Produção. “Fábrica de Loucuras” mostra princípios da Administração como: decisão, iniciativa, talento profissional, objetivos, cultura organizacional, liderança e trabalho em equipe.

O Homem que mudou o jogo (2011)

O Homem que mudou o jogo (2011)

Sinopse – Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athetics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

O que tem a ver comigo? – Apesar de ser sobre baseball, esporte que não tem muita proximidade com o Brasil, esse longa apresenta conceitos de motivação para enfrentar obstáculos na sua carreira, como adaptação, quebra de paradigmas, persistência e saber lidar com o imprevisível.

Sociedade dos poetas mortos (2011)

Sociedade dos poetas mortos (2011)

Sinopse – Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola secundária, um ex-aluno (Robin Williams) torna-se o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

O que tem a ver comigo? – Durante todo o filme, o Professor John Keating faz com que seus alunos saiam da situação cômoda em que se encontram e os incentiva a reavaliarem suas vidas, seus sonhos, ambições e o que eles pretendem fazer para serem lembrados pela história. Apresenta a filosofia do “Carpe Diem”, ou seja, aproveitar a vida, o momento e fazer valer a pena. Essa “sacudida” faz com que eles saiam da zona de conforto e assumam o próprio caminho.

À Procura da felicidade (2006)

À Procura da felicidade (2006)

Sinopse – Chris Gardner (Will Smith) é pai de família e enfrenta sérios problemas financeiros com o investimento fracassado em vendas de scanners. Quando conhece um executivo que trabalha na bolsa de valores, decide investir na carreira. Por meio de um estágio não-remunerado que ele consegue iniciar em sua nova profissão e, diante da falta de dinheiro, sua esposa sai de casa e deixa Chris cuidando sozinho do filho do casal. A dupla passa dificuldade, dormindo na rua e em abrigos, mas no final, tudo vale a pena.

O que tem a ver comigo? – Esse filme é um clássico motivacional e não podia ficar fora dessa lista. Acompanhando todas as dificuldades do personagem principal, você percebe que a força para continuar e persistir em um sonho depende somente de si, usando a inteligência, o bom humor, a humildade e a capacidade de lidar com as pessoas.

Patch Adams – O amor é contagioso (1998)

Patch Adams – O amor é contagioso (1998)

Sinopse – Em 1969, após tentar suicidar-se, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Nesse lugar, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Quando sai, entra na faculdade de medicina e seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, mesmo ele sendo o primeiro

O que tem a ver comigo? – Por meio da história de superação e de humanidade do personagem principal, é possível entender a importância das pessoas que estão ao nosso redor para alcançar a nossa meta de vida. Manter o bem-estar dos colegas e dos colaboradores é necessário para o ambiente de trabalho se manter agradável e assim, todos lucrarem juntos.

 

Se você tiver mais alguma dica de filme, manda pra gente pelos comentários! 😉

Fontes: AdoroCinema, Omelete, Recanto das Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.