Anualmente, o Guia do Estudante divulga o “Prêmio Melhores Universidades”, com base na “Avaliação de Cursos Superiores”. O objetivo dessa classificação é ajudar os estudantes a escolher um curso e uma instituição de ensino.
O Instituto Mauá de Tecnologia conquistou uma posição de destaque na categoria “As Melhores por Área de Conhecimento”, em que são classificadas as melhores instituições públicas e particulares, em oito áreas.
Na área de “Engenharia e Produção”, o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia ficou em 2.º lugar entre as instituições particulares do País e a 1.ª no Estado de São Paulo.
Como funciona: “Prêmio Melhores Universidades”
Para definir as instituições vencedoras, utiliza-se uma fórmula que combina indicadores de qualidade (A) e de quantidade (B) de cursos estrelados:
2.A + B / 3
A – Média de estrelas dos cursos de determinada universidade;
B – Quanto a instituição de ensino se aproxima de outra instituição que possui o maior número de cursos estrelados.
Como funciona: Avaliação de Cursos Superiores
Durante nove meses, são realizadas cinco etapas para chegar à definição dos melhores cursos do Brasil.
1 – O Guia do Estudante atualiza os dados e as informações dos cursos que serão oferecidos no vestibular seguinte das 2.037 instituições de ensino superior do país;
2 – Dentre os 27 mil cursos, há uma seleção e avaliação sobre o atendimento aos seguintes requisitos: ter titulação de bacharelado; formatura da primeira turma em 2011, ou antes; ser presencial, ter turma em andamento e ser oferecido no vestibular seguinte;
3 – Após essa avaliação, os coordenadores dos cursos preenchem um questionário eletrônico, apresentando informações específicas sobre o seu curso;
4 – Com esses dados, o Guia do Estudante entra em contato com a sua equipe de 4.239 pareceristas (coordenadores de curso, diretores de departamentos e professores), que classificam os cursos em: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar”. Cada curso recebe nota de no mínimo 6 pareceristas;
5 – Avaliações feitas, é hora de organizar os dados. Para não ter divergências, excluem-se a maior e a menor nota de cada curso e assim, é feita a média das quatro notas válidas.
Estamos orgulhosos por mais essa conquista, pensando sempre em oferecer para o nosso aluno as melhores oportunidades para um estudo de qualidade e excelência.