Para chegar ao pódio da competição “Fórmula SAE Brasil”, a Mauá Racing preparou-se muito, montou uma equipe de alunos engajados e preparados para desenvolver um projeto de alta qualidade, que agregou conhecimentos de trabalhos de conclusão de curso de integrantes e ex-integrantes que ainda participam do processo de criação.
Esses alunos reuniram-se semanalmente, durante o ano todo, sempre com o foco na competição. Dessa forma, conseguiram tornar real um veículo com motor CBR600, considerado o mais forte do torneio nesse ano. Esse projeto foi desenvolvido pensando na viabilidade de produção em alta escala, unindo aerodinâmica, eficiência e velocidade.
Segundo Bárbara Brilhante, uma das integrantes da equipe Mauá Racing, “é um orgulho projetar, construir e colocar no chão todo o conhecimento adquirido”.
A competição “Fórmula SAE Brasil” é um desafio voltado para os estudantes de Engenharia, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos adquiridos sobre o tema. Durante os três dias do evento, os veículos das equipes participantes passam por provas estáticas e dinâmicas, nas quais são avaliados o desempenho na pista, as apresentações técnicas, o custo e o projeto de marketing. Há ainda a avaliação de projeto, a análise dos veículos e a inspeção técnica.
Nas provas dinâmicas, os veículos passam por desafios para determinar o mais ajustado da competição, com provas de aceleração, de estabilidade lateral e de volta com obstáculos. No último dia acontece a prova mais difícil da competição: um enduro de resistência de 22km, com troca de pilotos e verificação da integridade do veículo.
A cada prova é atribuída uma pontuação, resultando na classificação geral.
A equipe Mauá Racing conquistou o 3.º lugar na “Fórmula SAE Brasil 2013” e poderá representar o Brasil na competição mundial da Fórmula SAE, nos Estados Unidos com mais de 130 equipes – a edição brasileira deste ano contou com 31 equipes.
Se você quiser participar da Mauá Racing, fique atento ao início das atividades em 2014! Além de adquirir muito conhecimento e experiência de gestão de projetos, a participação em competições como essa, ajuda no networking, conhecendo profissionais da área e futuros colegas de profissão.
+ Fotos: Flickr Mauá
ola eu sou o capitão da equipe de formula SAE da UCDB. O projeto aqui na universidade acaba de ser fundado e estamos com muitas dificuldades no nosso orçamento, por esse motivo estou tentando contato com outras equipes para ver a possibilidade de compra de peças usadas como rodas e diferencial, se houver disponibilidade na equipe da Mauá, ou qual outro tipo de ajuda para uma equipe recém fundada sera de grande ajuda, desde ja obrigado
ass: Tiago Lima Carrijo
Olá Tiago!
Por gentileza, entre em contato com a equipe Mauá Racing em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/MauaRacing/?fref=ts) ou pelo telefone: 11 4239-3418.
A Mauá deseja sucesso à equipe. 🙂
Obrigado!